Pedagogia

Pesquisas Escolares Sobre Pedagogia

O objeto fundamental da pedagogia é a educação. A palavra tem origem na Grécia Antiga e quer dizer algo como “conduzir a criança”, pois o pedagogo era uma espécie de preceptor, um escravo que conduzia os garotos até o paedagogium.

Somente a partir do século XVIII, na Europa Ocidental, a Pedagogia conquistou o status de saber científico com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Através da reflexão e da sistematização esta disciplina visa melhorar a forma de transmissão do conhecimento e apreensão.
Os temas abordados pela pedagogia são: aprendizado de conhecimentos, métodos e sistemas de ensino, dificuldades de aprendizado, didáticas e práticas pedagógicas, conteúdos educacionais, desenvolvimento do aluno no processo educativo e o papel do professor no processo educacional.
Função da pedagogia
Com o avanço tecnológico a forma de transmissão de informação e conhecimento foi profundamente alterada. O que antes era feito a partir de livros e enciclopédias, hoje conta com a ajuda de equipamentos multimídia, internet e diversos outros suportes.
Dessa forma, as propostas pedagógicas precisaram ser revistas e modificadas para acompanhar as mudanças no próprio sistema de pensamento das novas gerações. A época atual pode ser considerada como um marco importante na história dos processos de aprendizagem e ensino.

+ Textos! Vamos estudar agora: