Saiba o que é o Google Classroom

O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.

Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.

Como funciona o Google Classroom?

A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.

Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.

Para poder utilizá-lo, é necessário apenas que se tenha uma conta no Google. Já tendo, é só você baixar o aplicativo e fazer o login.
Após logar no aplicativo, você já terá a permissão para criar uma sala de estudos. Para isso, você terá que clicar no ícone “+”, que fica do lado do e-mail, para poder criar a sala. Após isso, clique em “criar turma”, nomear a turma e descrever o assunto e o tópico principal dela.

Qualquer pessoa que tenha conta no Google poderá fazer uso do aplicativo. Mas se for o professor e ele tiver associação a alguma escola, é recomendado que ele associe a sala de aula virtual com o perfil profissional da escola.

Google Classroom, Sala de Aula do Google, Logo

Funções do Google Classroom

Desenvolvido para pessoas que possuem projeto educacional e estão querendo reunir alunos em uma plataforma digital, o Google Classroom é bem simples de ser utilizado, e permite que você crie uma sala de aula, adicione os alunos por e-mail e elabores alguns deveres para compartilhar na agenda da sala. Ainda é possível que haja interação em tempo real com os alunos, estando dentro ou fora da sala de aula.

Entre os seus recursos do sistema de gerenciamento de conteúdo estão a anexação de links e arquivos relevantes. Ainda é possível destacar uma data para a conclusão das tarefas. Quanto aos alunos, eles poderão visualizar os conteúdos e as tarefas da sala de aula, além de poderem anexar o trabalho pronto e enviar ao professor por meio da ferramenta.

Uma vez criada, a sala de aula virtual possui três funções: mural, alunos e sobre. O “mural” é onde estão os acontecimentos das outras redes sociais. Nele estão as principais atividades da turma.

Na função “alunos”, estão todos os integrantes do curso.

E em “sobre”, é possível que haja uma mudança nas características da turma, como detalhes da agenda.

Tutorial:

Professor:

Aluno:

Acesse o Google Classroom:

Baixe o APP:

Google Classroom no Android

Google Classroom no Iphone

Bônus: Videoconferência para videoaula

Separamos as duas melhores ferramentas para videoaula que existem hoje. Elas são gratuitas e irão auxiliar e muito os professores e alunos nesse período de pandemia. Ótimas opções para aulas remotas. Confira abaixo!

Google Meet – Videoconferência

A empresa google liberou gratuitamente o Google Meet até 30 de setembro de 2020. Uma excelente ferramenta para videoaula.

Tutorial de como usar o Google Meet

Site Oficial: meet.google.com

Para fazer download do Google Meet:

Download do Google Meet para Android

Download do Google Meet para iPhone / iPad

No PC – Usando o Google Meet no navegador

Reuniões Zoom – Zoom

Famoso em tempos de quarentena, a empresa disponibiliza gratuitamente o aplicativo para videoconferências e videoaulas.

Registre-se gratuitamente: zoom.us

Veja como usar o Zoom Meetings

Para fazer o download do Zoom

Download do Zoom para Android