Pedagogia

Como fazer um trabalho nas normas da ABNT?

A ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) define as normas para a formatação de trabalhos acadêmicos, para que haja um padrão e ninguém use uma formatação a sua própria maneira, pois isso criaria um grande transtorno no momento de fazer a impressão ou correção.

Porém, essa padronização representa um pesadelo para muito alunos, que têm dificuldades para aprender todas as regras e, após concluírem seus trabalhos, acabam pagando para que alguém faça a formatação. Mas, com uma rápida pesquisa, você pode salvar todas as normas e usá-las sem dificuldades.

Então, vamos dar uma olhada nas regras básicas, que serão usadas na maioria dos trabalhos.

Regras Básicas

• O tamanho da folha é A4.
  • As margens devem ser definidas com 3 cm na parte superior e esquerda, enquanto as margens inferior e direita possuem 2cm
  • Em relação as fontes você pode escolher entre Arial e Times New Roman, tamanho 12, e nada de abusar das cores, a fonte deve estar na cor preta.
  • O itálico é usado apenas em palavras e expressões estrangeiras.
  • O espaçamento é de 1,5 para o texto e de 1,0 em citações com mais de 3 linhas. E o alinhamento é justificado.
  • No momento de fazer as referências, basta baixar a norma da ABNT NBR 6023 e a instalar no Word, essa ferramenta ajuda muito o aluno, pois ela vai formatar a as referências automaticamente.

Capa

Se a capa for necessária, ela precisa contar com os seguintes itens, seguindo essa ordem:

• Nome da instituição
  • Nome do autor
  • Título
  • Subtítulo, quando houver.
  • Número de volumes.
  • Cidade da instituição onde o trabalho vai ser apresentado.
  • Ano da entrega.
  • A numeração das páginas deve ser feita a partir da introdução, mas conta-se as páginas anteriores. Os números são arábicos e colocados no canto superior direito da página, a 2 cm da borda superior e da borda direita.

Quanto ao tamanho das fontes, não existem regras claras, então pode ficar a critério do aluno, mas, tome cuidado para criar uma capa com tamanhos proporcionais e agradável de se ler.
Sumário

Essa é última etapa antes de se iniciar o texto em si. O aluno precisa definir todos os títulos e subtítulos, porém, para facilitar a vida do estudante, o Word conta com uma ferramenta para gerar o sumário automaticamente, tirando a necessidade de ficar procurando a numeração das páginas e aplicando no sumário.

Citações nas normas da ABNT

Quando fazemos uma citação direta no meio do texto, precisamos colocar o nome do autor, o ano e a página do livro citado. Há duas formas de se fazer essa citação: colocando tudo entre parênteses, ou a mais comum, colocar apenas o ano e a página entre parênteses no fim da citação.

Citações com mais de três linhas são feitas com fonte Arial 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm na margem esquerda.

Conclusão

Essas são as formatações básicas que são cobradas na maioria dos trabalhos. Para saber exatamente a maneira como deve fazer sua formatação, o aluno deve se comunicar com o professor e descobrir quais são as exigências, já que tipos de diferentes de trabalhos podem exigir elementos diferentes. Em um TCC, por exemplo, pede-se uma folha de aprovação, que é o local onde os membros da banca registram seu parecer, geralmente, consta nessa página o nome do aluno, da instituição, o curso, mas esses itens podem variar.

Percebemos que a formatação nas normas da ABNT pode ser trabalhosa e exige atenção, mas não é algo difícil, desde que o aluno pesquise e se interesse por aprender. Além disso, os editores de texto modernos contam com diversas ferramentas que facilitam a formatação nos padrões da ABNT.

REFERÊNCIAS
FERNADES, Márcia. Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Toda matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/normas-abnt-trabalhos/ . Acesso em: 25 jan. 2021.

COSSETI, Melissa Cruz. Normas ABNT: guia para formatar trabalho acadêmico. Tecnoblog. Disponível em: https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/ . Acesso em: 25 jan. 2020.