Importância das Atividades Pedagógicas na Educação Infantil

As atividades pedagógicas são indispensáveis para um bom desenvolvimento infantil e, nos dias atuais, devem ser incentivadas de forma ainda mais incisiva, pois vivemos uma era tecnológica em que as crianças têm acesso a aparelhos eletrônicos desde cedo, e isso pode prejudicar o seu desenvolvimento. A tecnologia em si não é uma vilã, já que existem muitos jogos educativos que podem ser trabalhados com as crianças, porém, raramente um celular ou tablet é usado com esse propósito, já que, com a correria do dia a dia, os aparelhos eletrônicos são empregados como mera distração para as crianças enquanto os pais realizam outras atividades.

Costuma-se pensar que as atividades pedagógicas devem ser realizadas na escola, mas a família também pode ajudar propondo atividades e brincadeiras que sejam benéficas ao desenvolvimento infantil, sempre dando preferência a uma abordagem lúdica que vai despertar o interesse da criança e facilitar a aprendizagem. Explorar constantemente as cores e as formas pode ser uma boa ideia.

Leia também: Reprovação escolar

Essas atividades contribuem para o desenvolvimento psicomotor da criança, o que representa uma integração entre aspectos físicos e cognitivos.

As áreas psicomotoras são, geralmente, divididas em cinco categorias, e podemos propor atividades para aprimorar cada uma delas:

Coordenação motora global


Essa categoria está relacionada ao controle de grandes músculos do corpo e ajuda a criança a realizar movimentos complexos, por isso, os estímulos para o desenvolvimento desse controle ocorre durante atividades em que seja preciso puxar, correr, saltar, etc. Algumas das brincadeiras que estimulam esse tipo de coordenação são: amarelinha, pular corda, dentre outras.

criancas pulando corda

Coordenação motora fina


Essa habilidade está relacionada com o controle de pequenos músculos, como os das mãos e dedos, o que permite que a criança realize atividades mais detalhistas. Estimular essa área é de suma importância para um completo desenvolvimento na escola, então existem diversas atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas para uma melhor coordenação motora fina: desenhar, colorir, brincadeiras em que seja necessário encaixar peças, e até mesmo escrever.

Organização temporal


A criança precisa conseguir avaliar o tempo dentro de uma ação, aprender o que é lento e rápido e saber em que momento uma atividade está situada em relação à outra. Para isso, os professores e os pais podem propor algumas atividades divertidas e que a criança vai adorar: correr, bater palmas, jogar uma bola até um ponto pré-definido, etc.

Organização espacial


Essa habilidade relaciona-se com a capacidade da criança em se orientar e perceber sua relação com tudo o que existe ao seu redor. Boas atividades pedagógicas para se trabalhar essa área são: cirandas, boliches e outros.

Lateralidade


Desenvolver essa área significa que a criança será capaz de reconhecer os dois hemisférios do corpo (direito e esquerdo), e estabelecer uma noção corporal e estrutural. É o que permite, por exemplo, que a criança aprenda a ler e a escrever na direção correta, e também defina um dos lados do corpo como predominante, seja em questão de força, equilíbrio ou domínio. Algumas atividades para se trabalhar a lateralidade são: pular de um pé só, escrever, etc.


Conclusão


As atividades pedagógicas trazem inúmeros benefícios, como aumentar a criatividade, a sociabilidade, ajudar na memorização e atenção e promove uma maior interação entre pais e filhos. Portanto, é indispensável que sejam propostas regularmente, sempre pensando no desenvolvimento da criança. Então, podemos imaginar brincadeiras que envolvam muitas cores, o que costuma chamar a atenção dos pequenos, além de momentos em que seja necessário se exercitar, o que aprimora o desenvolvimento físico e a saúde. Momentos de leitura também são importantes, pois alimentam a imaginação e criam uma ligação afetiva entre o leitor e as crianças.

REFERÊNCIAS

MARQUES, Juliana Flausino. Importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/A-Import%c3%a2ncia-das-Atividades-L%c3%badicas-para-o-Desenvolvimento-Infantil.pdf Acesso em: 21 dez. 2020.

Saiba a importância das atividades pedagógicas na educação infantil. Novos alunos. Disponível em: https://novosalunos.com.br/saiba-importancia-das-atividades-pedagogicas-na-educacao-infantil/#:~:text=A%20import%C3%A2ncia%20das%20atividades%20pedag%C3%B3gicas%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil,-Antes%20de%20iniciar&text=Inserir%20atividades%20pedag%C3%B3gicas%20no%20dia,acompanhar%C3%A3o%20por%20toda%20a%20vida. Acesso em: 21 dez. 2020.



Importância das Atividades Pedagógicas na Educação Infantil

Por

Compartilhe