Pedagogia

Gestão Escolar

Gestão escolar pode ser definida como a forma de se administrar a escola como um todo. Não apenas cuidar de recursos materiais e financeiros, mas fazer com que esses recursos sejam aplicados de forma a garantir o bom funcionamento da instituição e a qualidade de ensino. A gestão escolar é focada na busca de resultados, motivando os profissionais, engajando os pais no processo estudantil e melhorando o currículo.

Portanto, o gestor da escola precisa estar atento para que todos os setores trabalhem em equilíbrio e se complementem, garantindo um bom desempenho de seus colaboradores, fazendo com que os resultados da boa gestão possam ser vistos no desempenho dos alunos.

Alguns autores citam pilares que são fundamentais para uma boa gestão escolar, são eles: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira e gestão de eficiência. Cada um representando uma engrenagem no sistema, por isso, se alguma delas falhar, o conjunto vai apresentar um mal funcionamento. Então, para um entendimento completo do tema, é necessária uma explicação completa de cada um dos pilares.

Gestão Pedagógica

É impossível pensar em um ambiente escolar sem falar sobre uma gestão pedagógica. É nesse pilar que são definidas as metas educacionais, as diretrizes de ensino e os conteúdos curriculares. É obrigação da área pedagógica acompanhar o desempenho dos alunos e dos professores, assim como identificar as falhas e oferecer treinamentos para que o corpo docente consiga atingir o patamar de ensino esperado, e incentivá-los a manter a qualidade do trabalho.

Gestão Administrativa

Para que a área pedagógica funcione corretamente, ela precisa do respaldo de uma gestão administrativa eficaz, que vai garantir uma boa distribuição e uso dos recursos disponíveis. É a área administrativa que tem a missão de aperfeiçoar os serviços de secretaria, gerar relatórios sobre a frequência de alunos e profissionais, além de organizar a escola como um todo, definindo horários, divisão de turnos e a melhor forma para que os espaços em comum, como quadras e refeitórios sejam utilizados, garantindo a satisfação de todos.

Gestão Financeira

Para que tudo dentro da escola funcione da melhor forma, o que é considerado essencial não pode faltar aos alunos e professores, assim, de nada adianta uma boa gestão administrativa se não houver antes uma ótima gestão financeira, que irá garantir que haja dinheiro o suficiente para suprir todas as necessidades. É obrigação desse setor zelar pelo orçamento da instituição, registrando todos os gastos, aproveitando oportunidades para implementar melhorias e sugerindo novas formas de se obter renda para garantir a saúde financeira da escola. Uma gestão financeira de qualidade evita surpresas, pois cada despesa e cada valor recebido é devidamente registrado, garantindo que os outros setores tenham conforto para trabalhar.

Gestão de eficiência

Esse setor faz com que os outros trabalhem de forma mais assertiva, pois sua missão é tornar os processos menos burocráticos, evitando atrasos e tornando a gestão mais eficiente. Além de reconhecer qual parte do trabalho é prioritário, e o que pode ser feito depois, sem que haja qualquer prejuízo para o funcionamento da instituição.

Conclusão

O diretor é a peça chave para uma boa gestão escolar, sua capacidade de enxergar a escola como um todo e a habilidade de tomar decisões rápidas e eficientes, são o início de um processo que levará ao resultado final esperado. Pois, a organização deve partir do topo da hierarquia escolar, de forma que, cada setor saiba sua função e suas obrigações, o que irá garantir um trabalho coordenado e satisfatório para todos. Mas, isso não quer dizer que o diretor não possa delegar decisões, já que ele pode se sentir sobrecarregado, além de não ser especialista em todos os assuntos. Então, ouvir outras opiniões e filtrar as melhores ideias pode garantir uma bela caminhada para o sucesso.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Felipe. Gestão Escolar: Saiba tudo sobre principais conceitos e como desenvolver. Proesc, blog. Disponível em: http://www.proesc.com/blog/gestao-escolar/. Acesso em: 30 de nov. 2020.

Veja também: História da Educação

Adblock detectado

Por favor, desative o adblock! Quando você bloqueia a propaganda, você está impedindo que o serviço continue gratuito. Agradecemos a sua compreensão =)