Artes

Pesquisas Escolares Sobre Artes

Desde o início da civilização o homem de se expressa artisticamente. Muitas atividades são consideradas artísticas, sobretudo aquelas que dizem respeito à estética, à comunicação, à percepção e às emoções humanas.

Pintura, escrita, música, teatro, dança e fotografia são as formas mais populares de arte. Não existe um conceito imutável para descrevê-la, já que está intimamente ligada à cultura e aos hábitos de um povo.

Cronologia da arte
Por apresentar esse caráter dinâmico a arte pode se manifestar de diversas formas, mudando muito no decorrer dos anos. Acredita-se que inicialmente a arte tinha como objetivo aproximar os homens dos deuses, mas com o passar do tempo tornou-se algo necessário para a sociedade. Historicamente dividimos os períodos artísticos da seguinte forma:
Arte pré-histórica (c. 25000-3000 a.C.)
Arte antiga (c. 3000-300 a.C.)
Arte clássica (1000 a.C.-300 d.C.)
Arte medieval (c. 300-1350)
Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850)
Arte contemporânea (c. 1850-atualidade)
Com o advento da internet a arte ultrapassou novas fronteiras, explorou novos suportes e se expandiu. O artista atual além de se apropriar da tecnologia tem total controle sobre sua obra e pode compartilhar suas experiências com o mundo todo em apenas alguns instantes.
Para pensar a arte é preciso manter a mente aberta e os sentidos aguçados. Deixar o preconceito de lado e experimentar novas sensações. Ler um bom livro, visitar uma exposição de quadros e ouvir música de qualidade são ótimas formas de manter-se sempre conectado.

+ Textos! Vamos estudar agora: