Sertão do Brasil
O sertão do Brasil está localizado integralmente nos Estados do Nordeste. Por isso mesmo, ele é conhecido como o sertão nordestino. Trata-se de uma região pouco desenvolvida e com diversos problemas sociais, como falta de educação, saúde e saneamento básico.
Esta área do país é marcada por uma geografia específica e uma vegetação bastante característica. O sertão nordestino é uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste, contando com uma ampla área territorial.
O sertão do Brasil engloba os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O clima predominante no sertão brasileiro é o tropical semiárido, com perfil quente e seco. As temperaturas médias nessas regiões variam entre 25 ºC e 30 °C, podendo, inclusive, chegar aos 40 graus em dias mais quentes.
Basicamente, o sertão do Brasil apresenta duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca. As chuvas são bastante raras na região, ocorrendo apenas durante três meses do ano. Essa condição dificulta muito a vida da população do sertão.
Características do Sertão Nordestino
O Sertão Nordestino fica mais no interior dos Estados. Normalmente, essas áreas são marcadas por baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e muita pobreza.
Geograficamente, o sertão vai do litoral do Rio Grande do Norte e Ceará até a região sudoeste da Bahia, cortando vários Estados. O solo do sertão é seco e pouco profundo.
As condições da região não favorecem o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. A vegetação predominante é a caatinga.
Os habitantes do sertão brasileiro recebem o nome de sertanejo nordestino. Essa população tem uma cultura bastante peculiar, influenciada pelas condições climáticas. A escassez de chuvas fez com que o sertanejo desenvolvesse diversos hábitos, tradições e superstições para, supostamente, atrair as chuvas para a região.