Saiba Mais Sobre Gripes e Resfriados

Durante as estações mais frias do ano, as gripes e resfriados costumam ser muito mais comuns, afetando a qualidade de vida e prejudicando a saúde de pessoas de todas as idades. Muita gente ainda confunde gripe e resfriado, achando que se trata da mesma doença. Mas existe bastante diferença entre gripe e resfriado, por mais que alguns sintomas sejam realmente parecidos.


Diferença entre gripe e resfriado

A gripe é uma doença causada por vírus, como H1N1 e H3N2. Entre os sintomas estão febre alta, dificuldade para respirar, dor no corpo, cansaço elevado, tosse seca e coriza.

Os sintomas respiratórios podem durar até 3 dias. A doença pode progredir e piorar. A febre deve durar no máximo até 5 dias. A gripe pode evoluir para sérias complicações, como a pneumonia, por exemplo. Nestes casos, o paciente pode até ser internado. O Brasil registra mais de 2 milhões de casos de gripe por ano.

O resfriado é diferente da gripe, causado por vírus de outro tipo, conhecido como rinovírus. Outros vírus que causam resfriado são o vírus sincicial respiratório e o parainfluenza. As pessoas que ficam resfriadas também sentem dores no corpo, congestão nasal, tosse e incômodos na garganta. A febre não é frequente em resfriados, e este costuma ser um dos sintomas que deixam mais clara a diferença entre gripe e resfriado.

Ilustração, pessoa gripada com febre de cama


O que é gripe?

A gripe é causada pelos vírus H3N2 e H1N1, entre outros tipos de vírus. Atualmente, a gripe causada por vírus das aves, como o H5N1, muito comum na Ásia, com o mesmo potencial destrutivo da Gripe Espanhola, também tem sido muito estudada por especialistas.

Saiba mais: Gripe Espanhola foi provocada por um vírus das aves

Anualmente, os sistemas públicos e particulares de saúde oferecem vacinas atualizadas para o vírus da gripe, já que ele possui uma grande capacidade de mutação, gerando mais de 200 subtipos diferentes.

Para não pegar gripe é essencial evitar contato com pessoas contaminas, lavar sempre as mãos, não coçar os olhos ou colocar a mão na boca, evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas e tomar a vacina regularmente, principalmente se o paciente pertencer ao grupo de risco, entre eles idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.


Tratamento para gripe

O tratamento para gripe pode ser feito com remédios antivirais passados pelo médico. Também podem ser indicadas medicações para amenizar os sintomas de calafrios, febre, tosse e dores no corpo. Quem está com gripe precisa procurar um médico.

Saiba mais: Gripe


O que é resfriado?

O resfriado também é uma doença viral, que pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. Os sintomas mais comuns costumam ser espirros, tosses, coriza, dor de garganta leve e congestão nasal, além de dor no corpo. Para não ficar resfriado, também é necessário evitar o contato com pessoas contaminadas, assim como na gripe.


Tratamento para resfriado

O tratamento do resfriado é feito para reduzir o desconforto do paciente, com medicação para aliviar os sintomas. Somente o médico está preparado para indicar o melhor tratamento para cada paciente e para fazer o diagnóstico, já que ele consegue perceber a diferença entre gripe e resfriado.

Saiba mais: Resfriado

Leia também! Assuntos relevantes