Pedagogia

Saiba como fazer uma apresentação de trabalho escolar excelente

Nem todas as pessoas gostam e têm a facilidade de falar em público. Principalmente os estudantes, que estão no início das suas vidas e, falar em público é algo que mexe com qualquer um e as crianças também sentem.

Por mais que seja algo normal, muitas delas não gostam nem de pensar quando terão que ficar de frente a turma e explicar sobre um determinado tema.

Se já causa um frio na barriga só de ler aqui, imagina na hora da apresentação?

É justamente pra você, que sofre com isso, que estamos elaborando este texto. Queremos que você tenha confiança e, acima de tudo, tranquilidade, para apresentar e bem o seu trabalho na escola.

Para isso, elaboramos algumas dicas que te ajudarão a fazer uma apresentação de trabalho escolar decente, aceitável, boa. Vamos às dicas!

O que fazer para ter uma boa apresentação de trabalho escolar?

Um estudante, pelo menos uma vez na vida, já passou ou teve que passar por uma situação em que fosse necessário apresentar um trabalho para a turma e, com isso, o desconforto tomou conta de você.

Acontece que esse medo pode atrapalhar a sua apresentação e até mesmo prejudicar a sua nota final, uma vez que a timidez, o medo de gaguejar e uma postura errada podem acabar com a sua apresentação.

Dicas de como fazer uma apresentação de trabalho escolar excelente

Mas não fique nervoso, nem triste. Existem algumas técnicas que vão te ajudar a fazer uma boa apresentação. Observe-as:

• 1 – Procure falar pouco. Isso mesmo. Não queira enrolar, trazendo palavras novas às frases que você deve comentar. Quanto mais palavras você trazer para a sua apresentação, mais enrolado você ficará e, com isso, a tendência e ser mais demorado e menos objetivo. Tenha em mente que, quanto mais objetivo você for, mais rápida será a sua apresentação e, com isso, menos tédio causará à sua turma;
  • 2 – Tenha cuidado com as apresentações. Caso for utilizar os slides, saiba que eles devem seguir como um guia para o seu trabalho, sendo pontos-chaves, apresentando imagens que ilustrarão o que está dizendo. Quando você coloca muito informação, as pessoas perdem a vontade de acompanhá-la;
  • 3 – É normal você ficar nervoso. Isso acontece com todo mundo. Mas ficar sentado não irá te deixar menos nervoso, nem irá te ajudar. Por isso, fique de pé e dessa forma, apresente o seu trabalho. Caso fique com medo de mostrar o tremor das mãos, segure algum objeto, seja uma caneta, seja uma régua, algo que possa te ajudar a indicar e mostrar os slides;

Uma apresentação pode deixar qualquer um nervoso, aflito. Mas o que ela deve ter em mente é, em primeiro lugar, ter uma boa preparação. Pois somente dessa forma, ela conseguirá ter a segurança para se apresentar na frente de todos. Uma vez que não esteja, não tenha se preparado de forma adequada, não existem dicas que ajudem.

Por isso é importante você ler e entender o que estará falando, pois o entendimento faz com que, pelo nervosismo, você não esqueça de nada, como o antigo “decoreba” pode causar.

Textos Parecidos