Dicas para lição de casa

A hora da lição de casa é muito importante para o desenvolvimento das crianças e, por isso, é fundamental que os pais participem ativamente desse momento e incentivem os filhos. Algumas dicas básicas podem tornar a lição de casa mais agradável e produtiva para as crianças. Confira:

1 – Organização – A lição de casa deve ser feita num espaço organizado, especialmente preparado para os estudos. A criança deve ter um cantinho para os estudos e para a leitura. Esse ambiente deve claro, arejado e sem barulho. Nada de deixar televisão, computador, tablet ou brinquedos por perto na hora da lição.

2 – Conforto – É importante que a criança esteja confortável para fazer a lição de casa. Isso implica ter uma cadeira gostosa, confortável e com encosto, uma mesa na altura da criança e apoio para os pés no chão.

3 – Limpeza – É fundamental que o material escolar seja bem cuidado. Os pais devem ficar atentos para que as crianças não rabisquem seus livros e cadernos.

4 – Horário – O ideal é que a criança tenha um horário estabelecido para fazer as lições. Os pais devem criar e acompanhar uma agenda de estudos.

5 – Concentração – Os pais devem incentivar a concentração dos filhos nos exercícios. Para que a lição seja feita com sucesso, o estudante deve passar por um exercício de cada vez, sempre com paciência e disposição. Uma pausa entre os exercícios é válida para não sobrecarregar a criança.

6 – Material de Apoio – As crianças devem sempre estudar e fazer a lição de casa com um dicionário junto ao material. Os pais também devem estar por perto para poder explicar as lições e tirar as dúvidas das crianças.

7 – Lição Completa – As crianças devem finalizar todos os exercícios e atividades da lição de casa, mesmo que não tenham certeza das respostas. Os pais devem incentivar a criança a fazer a correção das atividades na escola.

8 – Não deixe para a última hora – As lições devem ser feitas com tempo e tranquilidade. Deixar a tarefa para a última hora é um erro que compromete o aprendizado.