ENEM e Vestibular

Quanto custa em média um curso pré-vestibular?

Quando você está se preparando para encara o vestibular, o que você mais recebe são ofertas de cursos pré-vestibulares que prometem a sua aprovação, como se fosse uma tarefa tão simples, como pagar e já estar dentro da faculdade.

O que acontece nesses casos é que o aluno deverá fazer uma pesquisa muito boa para escolher o curso que poderá ajudá-lo a conseguir uma aprovação no vestibular. E, claro, tudo irá girar em torno do aluno. Questões como tempo, disponibilidade, horário e orçamento são as que mais pesam no momento da escolha.

De um modo geral, os valores dos cursos de pré-vestibular variam muito. Em cada região do país é possível encontrar valores muito diferentes uns dos outros. É possível encontrar cursos gratuitos, como também, aqueles que custam cerca de R$ 2.000,00 por mês.

A diferença deles, em sua maioria, estará na duração dos cursos, que podem ser por períodos, semestrais ou anuais. Os turnos que você escolher também podem fazer com que este valor aumente ou diminui. Em alguns cursos, já é possível, no ato da matrícula, receber o material didático. Em outros, você terá que fazer a aquisição pagando por eles.

Para se ter uma ideia, os cursos que têm a duração de um ano, você poderá encontrá-lo com preços bem diferentes, de acordo com o turno escolhido:

• Pela manhãentre R$ 780 a R$ 2.300;
  • Já no período de tarde e noite, o valor fica entre R$ 230 a R$ 1.500.

Agora, se você tem o desejo de fazer o curso apenas por um semestre, os preços também sofrem uma variação:

• Na parte da manhã, eles estão entre R$ 720 e R$ 2.000;
  • À tarde, o seu valor varia entre R$ 500 e R$ 1.100;
  • Já à noite, o seu preço fica ainda mais em conta, indo de R$ 440 a R$ 880.

Uma dica que pode ser bem importante para você que deseja ingressar nas faculdades públicas através do vestibular, existem cursos que fazem a sua preparação voltada para a área específica que você deseja seguir. Ou seja, esses cursos focam em uma determinada área de conhecimento, como Biológicas, Exatas e Humanas.

aluna no cursinho pré-vestibular

Claro, você também poderá encontrar cursos que te preparam para matérias específicas, como Matemática, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa e Redação.

Ainda é possível encontrar os cursinhos que focam exatamente na banca que irá aplicar determinadas provas, como a Fundação Carlos Chagas, a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Militar de Engenharia (IME) ou o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A vantagem nesses cursos é que o aluno irá praticar os exercícios que caíram nas provas anteriores dessas bancas.

Em diversas regiões do país, existem os cursinhos com preços populares, que têm o objetivo de ajudar as pessoas de baixa renda a conseguirem acesso às faculdades públicas. Alguns desses cursos chegam a ser gratuitos. Já outros, cobram mensalidades que ficam entre R$ 100 e R$ 220.

Existem cursos de todos os tipos. Basta você procurar que certamente, encontrará aquele que estará dentro do seu orçamento.