ENEM e Vestibular

O que é cursinho pré-vestibular? Por que fazer?

Muitas pessoas que têm o desejo de ingressar em faculdades públicas optam por fazer cursos de pré-vestibular, a fim de que possam estar melhores preparados para quando chegar a hora de fazer a prova.

E acontece que muitas pessoas, a partir do momento que começam a fazer esses cursinhos, conseguem obter resultados verdadeiramente significativos, conseguindo, se não o ingresso para uma faculdade pública, excelentes descontos em faculdades privadas de boa reputação.

E é exatamente sobre esses cursinhos pré-vestibulares que este texto irá tratar. Fique atento quanto às informações e curiosidades acerca desse meio de ensino que auxilia na aquisição de vagas nas universidades públicas.

Mas afinal, o que é um curso pré-vestibular?

Curso pré-vestibular é como se fosse uma ponte, que tem como objetivo ligar o aluno à universidade pública que ele deseja ingressar. É através dele que os alunos conseguem sair do ensino médio e vão para o ensino superior.

Geralmente esses cursinhos ajudam os alunos que tiveram algumas dificuldades em alguma matéria específica, ou simplesmente, ajuda a relembrá-lo da matéria que não vê com muita frequência.

Com ele, é possível que o aluno, além de obter todas as informações sobre as provas, consegue ter um foco numa determinada matéria, ou então, estudar apenas baseado em como a prova é aplicada. Isso pode ser feito com a resolução da prova do ano anterior, que o aluno começa a conhecer e vai assimilando como deve ser a prova para o qual está se preparando.

Caso queira, o que o aluno precisa levar em consideração para escolher o cursinho?

Não são todos os alunos que escolhem frequentar um cursinho pré-vestibular. E o pré-vestibular também não é garantia de que, ao fazê-lo, você terá acesso à faculdade que desejar. Não é por aí.

Assim como na escola, quem fará o cursinho é o próprio aluno. Portanto, todo o empenho e dedicação têm e devem ser levados em consideração, pois o resultado final será a prova de que todo o esforço valeu a pena.

Alunos de Cursinho

Mas se não é comprovado que fazer o cursinho me garantirá acesso à faculdade pública, por que fazê-lo então?

Essa pergunta vai de acordo com o que espera todo aluno que faz o vestibular. Existem alunos que conseguem acesso à faculdade sem o cursinho? Existem, claro. Assim como também existem alunos que fazem pré-vestibular e não conseguem acesso. Isso significa que, a forma como você irá estudar influenciará diretamente no seu resultado.

O cursinho pré-vestibular não é um meio para ser desprezado. Ele é importante e, em muitos casos, dá exatamente aquilo que o aluno preciso para conseguir a aprovação. Através do curso de pré-vestibular, o aluno passa a fazer diversos exercícios, para ir praticando e se ambientando aos tipos de questões exigidas no vestibular.

Além disso, o aluno contará com professores experientes, que darão toda a preparação para que ele consiga fazer a prova de forma tranquila. A matéria será dada de forma contínua, para que ela possa ser melhor assimilada pelo aluno, fazendo com que, assim, ele consiga realizar uma boa prova.