Doenças

Pressão Arterial e o Risco da Hipertensão

A pressão alta é o nome popular de uma doença chamada de hipertensão arterial. Sem cura, é considerada uma doença crônica, que depois de diagnosticada, necessita de tratamento para o resto da vida.

A pressão alta é reconhecida pelo aumento da pressão do sangue nas artérias. O limite dos níveis de pressão alta vai até 14 por 9 na linguagem popular, ou 140/90 mmHg. Em valores mais altos do que isso, o paciente apresenta hipertensão arterial.

Quando uma pessoa tem pressão alta, o coração precisa fazer um esforço elevado para manter a distribuição correta do sangue pelas artérias. O problema da pressão alta é que ela pode causar doenças fatais, como insuficiência cardíaca e renal, enfarte, AVC – Acidente Vascular Cerebral e aneurisma da artéria.

Além dos fatores habituais e cotidianos que provocam a pressão alta, sabe-se que em 90% dos casos há predisposição genética para a doença se desenvolver. Entre os fatores que podem desencadear a pressão alta estão os seguintes: