Cardiopatia Isquêmica (CI)
A cardiopatia isquêmica é uma doença caracterizada pela diminuição drástica de fornecimento de sangue para o coração. O problema tem relação com a aterosclerose coronariana.
Os principais fatores de risco da cardiopatia isquêmica são o tabagismo, o alto consumo de carne vermelha, o diabetes e a hipertensão arterial. A doença é mais frequente nos homens do que nas mulheres.
A cardiopatia isquêmica causa dor no peito, chamada de angina, e promove a diminuição da resistência física. O diagnóstico da doença é feito pelo exame do eletrocardiograma e também por análises de amostras de sangue.
Para diminuir os riscos de cardiopatia recomenda-se uma dieta saudável, controle do diabetes, da pressão alta e do colesterol. O estreitamento das artérias coronárias causado pela cardiopatia está relacionado ao acúmulo de gordura na coronária. Por isso, é indicado evitar o consumo de alimentos gordurosos e processados.
A cardiopatia isquêmica é uma doença silenciosa e que se manifesta de repente. É fundamental manter o check-up em dia com o cardiologista para evitar problemas do coração, o infarto agudo do miocárdio e até a morte súbita. Faça exames preventivos com periodicidade!