Os perigos do efeito Baleia Azul e Momo para os estudantes

Dois eventos virtuais têm causado verdadeiro pânico nos pais de estudantes. Primeiro, o arriscado e preocupante jogo da Baleia Azul, um desafio entre participantes de redes sociais extremamente perigoso, com tarefas de automutilação e até suicídio.

Para piorar, se não bastasse o jogo da Baleia Azul, os estudantes que utilizam a internet (a imensa maioria) também estão assustados com a lenda urbana da boneca Momo, um jogo de origem japonesa que ganhou uma proposta aterrorizante na internet, especialmente por Whatsapp. No jogo da boneca, as consequências são as mesmas, como ficar machucado ou atentar contra a própria vida.

Em ambos os casos, tanto no jogo da Baleia Azul como no jogo da Boneca Momo, os estudantes são estimulados a realizar uma série de desafios macabros. Entre as tarefas desses jogos virtuais estão: provocar uma doença em si próprio, ficar exposto a material violento, bater fotos em situações desagradáveis ou em cenas aterrorizantes. Por fim, a última etapa destes jogos doentios seria cometer suicídio, para então o jogo chegar ao fim.

Quais são as preocupações do Baleia Azul e Momo para os estudantes?

Na internet, o jogo da Baleia Azul e da Boneca Momo se tornaram virais. Ou seja, eles podem chegar até os estudantes facilmente, por meio de grupos de Whtasapp ou pelo perfil na rede social.

Como são “jogos proibidos”, acabam atraindo a curiosidade dos estudantes, sendo que alguns recebem estímulos até dos próprios colegas para verem este tipo de conteúdo na internet.

Há relatos de vítimas do jogo da Baleia Azul na Rússia e no Brasil. Por aqui, os casos foram registrados no Mato Grosso, após a morte de uma menina de 16 anos, uma estudante. Na Paraíba, investigadores também buscam mais informações sobre este tipo de evento na web.

Na Rússia, dois estudantes cometeram suicídio e as autoridades investigam se os casos têm ligação com o jogo da Baleia Azul. Segundo a polícia, os dois estudantes estariam participando de um “desafio”, com 50 missões, sendo que a última delas era “tirar a própria vida”, segundo as autoridades. Portanto, a descrição é exatamente como consta nas regras do jogo da Baleia Azul.

Baleia azul, cortes no braço

Os casos preocupantes e que poderiam estar ligados à Baleia Azul e Boneca Momo não pararam de surgir depois destes acontecimentos. Segundo autoridades mundiais, estes desafios teriam motivado a morte de mais de 100 pessoas pelo mundo, principalmente por suicídio.

Há relatos de adolescentes que ficaram feridos. Na Europa, por exemplo, as escolas começaram a notar que estudantes apareciam com mutilações no corpo e queimaduras.

Por isso, as escolas passaram a informar as famílias para que ficassem atentas sobre o comportamento dos estudantes e que mantivessem um controle maior sobre os adolescentes na internet, checando que tipo de sites eles acessam, com quais pessoas trocam mensagens, entre outras medidas de proteção.

Vale o alerta aos pais: vigie o que os seus filhos assistem no youtube e em outras plataformas digitais, recentemente, em vídeos infantis, haviam inserções de trechos de vídeos da Momo, ensinando crianças como cortarem seus pulsos. Além desses perigos, há outros, obscuros na Deep Web (não acessível ao google). Prime pelo diálogo com seus filhos. Amor, carinho e muita conversa, resolvem a maioria dos eventuais problemas futuros.

Boneca Momo

Algumas escolas passaram a abordar o tema em sala de aula, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os perigos do jogo da Baleia Azul e da Boneca Momo. É preciso manter a atenção!