Fatos Gerais

Processos Sociais

O contato social, a relação entre as pessoas e as conexões estabelecidas pelos indivíduos podem ser classificados como processos sociais. Em toda a organização da sociedade é possível perceber a existência de processos sociais, desde a negociação de um produto para exportação até a atividade bélica desenvolvida por dois países. Em escala menor, quando as pessoas do seu bairro se juntam em uma associação para realizar melhorias na região, elas também estão agindo em processos sociais.

Um dos processos sociais mais comuns e de grande importância, que acontece por meio do relacionamento entre os indivíduos, é a aprendizagem da fala. Geralmente, uma pessoa passa esse ensinamento para a outra em processos sociais. É interessante notar aqui que a escola é essencial para criar uma metodologia do ensino da língua, principalmente em sua forma culta; mas as crianças já chegam à escola sabendo falar, graças aos processos sociais.

A singularidade de cada pessoa vai influenciar nos processos sociais, isso porque na relação entre os indivíduos, as ideologias, os valores e crenças podem aproximar certos grupos, separar outros e ainda criar atritos, em último caso.

O interesse em comum serve para dar um norte aos processos sociais, por aproximação. Vemos que indivíduos com o mesmo objetivo se associam a outros com perfil parecido. Em igrejas e clubes isso acontece bastante, assim como pessoas que buscam o mesmo curso na faculdade.