O que significa Reciprocidade?

Reciprocidade é uma palavra que está em evidência, com amplo uso em terapias, coaching, mensagens de autoajuda, revistas, livros e outros conteúdos. Mas nem todo mundo sabe o significado da palavra reciprocidade, por isso vamos explicar aqui e apresentar alguns exemplos que esclarecem bem este conceito.

Em primeiro lugar, reciprocidade é um termo bastante usado na psicologia e vem da palavra recíproca, ou seja, uma ação de implicação para a qual há uma reação. No sentido altruísta da palavra, reciprocidade significa dar e receber, realizar uma ação positiva e receber outra ação positiva em troca. Este é um tipo de comportamento bem visto e altamente valorizado dentro da dinâmica social.

O conceito de reciprocidade está ligado a um acordo que fica subentendido entre as partes, no qual há uma troca, um ato de dar e receber. Um exemplo bastante comum é quando uma pessoa recebe um elogio e, automaticamente, agradece oferecendo outro elogio. Ou seja, se alguém fala “Como você está bonito hoje!”, e você responde “Obrigado. Você também está muito bonita!”, existiu a reciprocidade no elogio.

Esse ato de retribuir coisas positivas cria uma corrente de afeto entre as pessoas e constrói laços de amizade e cumplicidade. A reciprocidade positiva é extremamente importante nas relações sociais e nas relações profissionais. Uma frase que explica bem a definição de reciprocidade é: “gentileza gera gentileza!”.

A reciprocidade é responsável por promover conexões genuínas entre as pessoas, além de dar início a uma corrente de bem, respeito e gratidão que tem um poder transformador no mundo. A reciprocidade gera empatia, carinho, confiança e energia positiva.

Incluir esse tipo de comportamento na rotina ajuda a desenvolver melhores relações pessoais, além de oferecer exemplos positivos para toda a sociedade. Além disso, a reciprocidade também nos ensina a nos colocarmos no lugar do outro e promove transformações relevantes em nosso mindset, fazendo com que sejamos mais empáticos e solidários.

reciprocidade, carinho


Entenda a palavra reciprocidade

Reciprocidade é um gesto de cortesia. É um substantivo feminino, que se refere àquilo que possui caráter recíproco ou correspondência mútua. Os principais sinônimos de reciprocidade são: troca, solidariedade, mutualidade, correspondência e correlação.

Na visão da psicologia, a reciprocidade define as normas sociais e as relações humanas, estabelecendo relações mútuas que contribuem para a boa harmonia da sociedade. Consiste em tratar o próximo da forma que ele trata você.

Agora que você já sabe o que significa reciprocidade, que tal colocá-la em prática? Sempre que alguém fizer algo de bom para você, como um elogio ou um gesto de afeto, tente retribuir da mesma forma. Assim, você estará criando uma grande corrente de amor e positividade, capaz de transformar o mundo!



O que significa Reciprocidade?

Por

Compartilhe