Biografias

Michael Faraday (1791 – 1867)

Michael Faraday nasceu em Newington, na Inglaterra, no dia 22 de setembro de 1791. Ele foi um físico e químico inglês, considerado um dos cientistas mais importantes da história.

Faraday deixou diversas contribuições para a ciência. Ele realizou estudos relevantes sobre os fenômenos da eletricidade, da eletroquímica e do magnetismo. Michael Faraday era de família pobre e viveu a infância e a adolescência em Londres.

Aos 13 anos de idade, Faraday começou a trabalhar para ajudar seus pais. Ele foi menino de recados e aprendiz. O universo da leitura encantou Faraday e influenciou seus estudos e seus experimentos químicos.

Faraday se destacou como experimentalista. Ele fez descobertas significativas para a física e a química modernas. Um dos trabalhos mais conhecidos de Faraday foi “rotação eletromagnética”, que tratava dos princípios de funcionamento do motor elétrico.

Algumas fotos que contam um pouco de sua vida:


Casa do Faraday em Londres.


Seu Laboratório.


Gaiola de Faraday


Rascunhos de Faraday.


Faraday e Príncipe Consorte em uma palestra.

Em 1831, Faraday descobriu a indução eletromagnética. Na química, ele descobriu o benzeno e cloretos de carbono. Michael Faraday também foi o responsável por criar os termos eletrólito, ânodo, catodo, eletrodo e íon.

Faraday morreu no dia 25 de agosto de 1867, em Hampton Court, aos 75 anos. Ele foi enterrado no Cemitério de Highgate.