Letras do Alfabeto

Elas são inconfundíveis e essenciais para a nossa comunicação escrita! São 5 vogais e 21 consoantes que formam as letras do alfabeto, muito utilizadas no sistema de ensino do PEB – Programa de Educação Básica do Brasil.

Responsáveis pelo aprendizado do abecedário e pela inicialização no mundo da leitura e da escrita, as letras são muito importantes e você precisa conhecê-las! Confira!

Veja todas as letras do alfabeto!

Artigos relacionados

Talvez, você não se lembre de cor quais são as letras do alfabeto, mas, ao todo, são 26 letras, divididas da seguinte maneira: 21 consoantes e 5 vogais.

As vogais do alfabeto são mais fáceis de serem memorizadas, já que são apenas cinco e, na escola, no ensino básico, aprendemos primeiro as vogais e depois as consoantes.

O alfabeto latino ou alfabeto romano (o mesmo alfabeto) foi usado como base para a confecção do alfabeto brasileiro, da Língua Portuguesa.

E foi uma ótima escolha, já que esse sistema alfabético é o mais usado no mundo inteiro, aproximando o português de outros idiomas e, por isso, facilita o aprendizado de outras línguas, como francês, espanhol, italiano e até mesmo o inglês.

As letras do alfabeto começam com A e vão até a letra Z, a última do alfabeto. As duas letras são bem fácies de memorizar, justamente porque ocupam a primeira e a última posição da sequência.

Letras do alfabeto divertido

Para que servem as letras do alfabeto?

As letras do alfabeto são necessárias para aprender a organizar a palavra escrita e oral, sendo muito utilizadas de várias maneiras no sistema de ensino, em chamadas orais na escola, em dicionários, no ensino de novos idiomas, entre outras aplicações.

Antigamente, algumas letras do alfabeto não eram nacionalizadas, portanto faziam parte de um alfabeto estrangeiro, como Y – W – K. Porém, em 2009, a partir do novo acordo ortográfico, quando novas regras e determinações foram implantadas no idioma, nomes de lugares, símbolos de medidas, nomes próprios e letras estrangeiras foram adicionados de forma normatizada em nossa cultura. Agora, expressões e enunciados como Taylor, Show e Km são considerados brasileiros também!

De acordo com algumas análises e avaliações, também é possível dizer que o alfabeto, de maneira geral, possui 18 consoantes e 5 vogais, sendo que K, W e Y só possuem uma definição clara a partir do som que possuem. No caso do Y, o som mais próximo é sempre de I, por isso é uma vogal.

W pode variar bastante, como ter o som de U ou de V. Já a letra K, na maioria dos casos, tem o som de C.

Então, para relembrar, quais são as vogais do alfabeto? As vogais do alfabeto são as seguintes: A – E – I – O – U – (W) – (Y)

Aproveitando que estamos esquentando nossa memória, vamos revisitar as consoantes do alfabeto. Veja:

B – C – D – F – G – H – J – K – L – M – N – P – Q – R – S – T – V – W – X – Y e Z