Íon, Ânion e Cátion

O átomo neutro é reconhecido pela neutralidade elétrica. Isso só é possível quando o átomo possui o mesmo número de prótons e elétrons. Porém, essa não é uma regra entre os elementos químicos e, por isso, existem os íons, considerados átomos que sofreram variação de elétrons, seja para mais ou para menos.

Os átomos classificados como íons podem perder ou ganhar elétrons em decorrência das reações químicas. Quando eles passam por este processo, surgem então os ânions e os cátions.

É chamado de ânion todo átomo que recebe elétrons e fica com carga negativa. Entre eles estão O-4 e N-1, por exemplo.

É chamado de cátion todo átomo que perde elétron e fica com carga positiva. Como exemplo estão o Mg+ e o Al+4.

Portanto, todo íon é um átomo que sofreu ganho ou perda de elétrons. Outro ponto interessante que vale ser destacado é que os cátions, em sua maioria, são compostos de metais alcalinos e metais alcalinos terrosos.


Teoria do Octeto

A Teoria do Octeto é importante para entender melhor sobre a variação de cargas elétricas dos átomos. De acordo com a teoria, os átomos se neutralizam e se estabilizam, essa é uma tendência natural.

Neste sentido, acabam ficando com o mesmo número de prótons e nêutrons. Além disso, ficam com a camada de valência - 8 elétrons na última camada.

Leia: Regra do Octeto

Átomos

O que são as Ligações Iônicas?

As Ligações Iônicas acontecem quando íons positivos e negativos se ligam, como acontece no caso do Cloreto de Sódio, um exemplo muito utilizado, pois se trata do “sal de cozinha”, utilizado praticamente todos os dias na casa de todas as pessoas.

Leia: Ligação Iônica


Vamos rever este exemplo muito simples?

Perceba que antes da ligação iônica, o Na (Sódio) possui um íon positivo, chamado de cátion. Já o CL (Cloro) possui íon negativo, chamado de ânion. A ligação iônica é justamente o NaCl – Cloreto de Sódio.


Outra regra muito importante e que deve ser lembrada na hora de solucionar os exercícios:

  • Ânions possuem mais elétrons do que prótons.
  • Cátions possuem menos elétrons do que prótons.

Assuntos relacionados:

Atomística

O Modelo Iônico

Ligações Químicas

Leia também! Assuntos relevantes