Atomística nada mais é do que o estudo do átomo e das suas propriedades. Trata-se do estudo da evolução do átomo, que é o personagem principal no mundo da química.

O átomo é tão pequeno que não é possível enxergá-lo, mesmo com a ajuda dos mais poderosos microscópios. Com os resultados experimentais obtidos, os cientistas formularam um modelo de átomo, chamado modelo atômico, que define as características gerais dos átomos.

Um átomo tem na sua estrutura uma parte que fica no centro, chamada de núcleo, onde se encontram as partículas elétricas positivas (prótons) e as partículas eletricamente neutras (nêutrons).

Na região do meio ficam os elétrons, que são as partículas elétricas negativas, e recebe o nome de eletrosfera. Essa região, eletricamente negativa e o núcleo, eletricamente positivo, ficam unidos pela força de atração elétrica.

Numa medição, o diâmetro do átomo corresponde a 10-10m e odo núcleo é de 10-15 m. Isso significa que o diâmetro dos átomos pode ser de 10 mil a 100 mil vezes maior que de seus núcleos.

Os átomos são compostos de prótons, nêutrons e elétrons, sendo estas chamadas de partículas fundamentais.

Próton (p) = +1,6 x 10-19 C / 1,6 x 10-24g

Nêutron (n) = Neutro / 1,6 x 10-24g

Elétron (e) = -1,6 x 10-19 C / 9,1 x 10-28 g

Esses são os valores da massa e da carga elétrica das partículas fundamentais. Veja que o próton e o nêutron têm a mesma massa. A massa do nêutron e do próton é 1, já a massa do elétron é 1840 vezes menor do que a dos dois.

Com isso, conclui-se que a massa do átomo se concentra no seu núcleo.

Nº de massa (A)
A = p + n

A carga elétrica do próton é igual à carga elétrica do elétron, mas com sinal contrário. Sendo a carga elétrica do próton +1, a carga elétrica do elétron será -1.

Esses dois elementos se anulam, isso quer dizer que, um átomo com mesmo número de prótons e nêutrons é um átomo eletricamente neutro.

Átomo

Algumas definições importantes

A identificação de coisas e pessoas se faz presente e é extremamente importante para todos. Para saber de alguém, basta consultar o seu RG ou o seu CPF. No mundo da química é a mesma coisa. Essa analogia pode ser usada com o número de prótons, nêutrons e elétrons, todos ferramentas importantes na identificação de um átomo.

Número Atômico – Z ou p = é o número que indica a quantidade de prótons existentes no núcleo atômico.

Número de Massa – A = é o resultado da soma de prótons e elétrons do átomo.

A = z +n

Elemento Químico = é um conjunto de átomos de mesmo número atômico.

Representação dos Átomos = se dá da seguinte forma: XA Z, AXZ.

Átomo no Estado Fundamental = átomo eletricamente neutro. Z = nº de elétron.

Íons = espécie química que apresenta o número de prótons diferentes do número de elétrons.

Íon positivo – Cátion (+) libera elétron

Íon negativo – Ânion (-) recebe elétron

Leia também! Assuntos relevantes