O Império Cuxe (Reino de Cuche, Reino de Cuxe) foi um antigo reino africano, que ficava na região sul do Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Este império se formou na região onde atualmente encontramos a República do Sudão.
O Império Cuxe se consolidou depois do colapso da Era do Bronze, no século VIII a.C. Os reis cuxitas eram considerados faraós.
A capital do Império Cuxe era a cidade de Meroé, região que resistiu até o século IV d.C. Outras cidades importantes desse império foram: Querma e Napata.
Algumas escavações arqueológicas mostraram que Meroé era uma cidade cercada por muralhas de pedra. Nessa região, viviam o rei e a nobreza do Império Cuxe.
O povo cuxista era politeísta, adorava o deus do sol e outras entidades. A história desse império está muito relacionada à trajetória do Egito.
Os cuxitas escolhiam o rei por meio do voto dos líderes das comunidades e de uma tradição que lançava sementes ao chão para perguntar aos deuses quem deveria ser escolhido.
O Império Cuxe acabou por causa das perdas do controle das rotas comerciais. Acredita-se que, no ano 330, o reino de Cuxe foi conquistado pelo império africano de Axum, situado ao norte da Etiópia.

- Golpe da Maioridade - Brasil Império
- Civilização Romana - O Império de 27 a.C. à 476 d.C.
- Civilização Romana - A República de 509 a.C. à 27 a.C.
- Império Bizantino
- A expansão do Imperialismo na África e Ásia
- Civilização Etrusca
- Civilização Egéia
- Índios na África
- Civilização Grega - O Período Helenístico - 1000 a.C. à 1 a.C.
- Primeiro Reinado e Regência - Brasil Império
Por