Império Cuxe

O Império Cuxe (Reino de Cuche, Reino de Cuxe) foi um antigo reino africano, que ficava na região sul do Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Este império se formou na região onde atualmente encontramos a República do Sudão.

O Império Cuxe se consolidou depois do colapso da Era do Bronze, no século VIII a.C. Os reis cuxitas eram considerados faraós.

A capital do Império Cuxe era a cidade de Meroé, região que resistiu até o século IV d.C. Outras cidades importantes desse império foram: Querma e Napata.

Algumas escavações arqueológicas mostraram que Meroé era uma cidade cercada por muralhas de pedra. Nessa região, viviam o rei e a nobreza do Império Cuxe.

O povo cuxista era politeísta, adorava o deus do sol e outras entidades. A história desse império está muito relacionada à trajetória do Egito.

Os cuxitas escolhiam o rei por meio do voto dos líderes das comunidades e de uma tradição que lançava sementes ao chão para perguntar aos deuses quem deveria ser escolhido.

O Império Cuxe acabou por causa das perdas do controle das rotas comerciais. Acredita-se que, no ano 330, o reino de Cuxe foi conquistado pelo império africano de Axum, situado ao norte da Etiópia.