Biografias

Euclides – Matemático

Euclides foi um matemático que nasceu no ano 330 a. C., na Síria. Ele estudou em Atenas, na Grécia, e se tornou um dos mais importantes matemáticos da antiguidade, tendo se destacado como um dos primeiros estudiosos da geometria.

Euclides foi um dos mais renomados matemáticos da Grécia Clássica. Ele lecionou na escola de Ptolomeu Soter, em Alexandria, e alcançou prestígio com a maneira como ensinava geometria e álgebra para seus alunos. Euclides reuniu vários discípulos e ficou conhecido como “Puro Homem da Ciência”.

Muitas obras de Euclides se perderam com o passar dos anos, mas acredita-se que ele tenha publicado diversos livros sobre aritmética, geometria e álgebra. Entre as produções preservadas estão treze livros que constituem os Elementos (Stoicheia) e alguns textos sobre divisões de superfícies, óptica e fenômenos celestes.

Os trabalhos matemáticos de Euclides foram traduzidos para o árabe, o latim e outras línguas europeias. Euclides de Alexandria é considerado um matemático platônico, também chamado de “Pai da Geometria” por conta de seus estudos sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.