Os fungos fazem parte do reino Fungi, que conta com organismos encontrados em ambientes terrestres. Entre os principais exemplos de fungos temos as leveduras, o mofo, os bolores e os cogumelos.

Os fungos são organismos heterótrofos, que não produzem o próprio alimento, e que dependem da ingestão de matéria orgânica para sobreviver. Eles também são eucarióticos, pois apresentam um só núcleo celular.

Com relação à reprodução, os fungos podem ser assexuados, quando se reproduzem por brotamento, fragmentação ou produção de esporos; e sexuados, com a reprodução entre indivíduos de sexos distintos.

Os fungos são estruturas simples que podem ser encontradas com características nocivas à saúde humana e também com características de alimento e medicação para o homem.

Existem vários tipos de fungos na natureza. Os que são nocivos à saúde do homem causam doenças e intoxicação.

As principais características dos fungos são: não sintetizar clorofila, não possuir celulose e não armazenar amido como substância de reserva.

As micoses que atingem o homem são exemplos de doenças causadas por microfungos. Já entre os fungos comestíveis, temos os cogumelos, como o champignon e o shitake.

Outros fungos podem dar origem a compostos antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias.


Veja também:

Fungos Venenosos

Doenças causadas por fungos