Doenças

Micose

O que é Micose?

Como definição, a micose é uma infecção fúngica, ou seja, uma doença causada por fungos. Caracterizada pela irritação e descamação do local afetado. Classificamos as micoses em: micoses cutâneas, micoses superficiais, micoses sistêmicas e micoses subcutâneas. Elas atingem diversas regiões do corpo humano.

Classificação das Micoses

As infecções fúngicas são classificadas desta forma:

  • Micoses Cutâneas – tineas
  • Micoses Superficiais – Piedra branca e piedra preta, pitiríase versicolor, tinea nigra
  • Micoses Subcutâneas – cromomicose, lobomicose, rinosporidiose, esporotricose
  • Micetomas – Tipo de infecção subcutânea causada por fungos ou actinobactérias
  • Micoses Sistêmicas – histoplasmose, coccidioidomicose, blastomicose americana, paracoccidioidomicose

Os seres humanos vivem com alguns tipos de fungos, e isso não representa nenhum tipo de agravo à saúde. O problema é quando há uma proliferação descontrolada de fungos, podendo surgir a micose ou outras doenças fúngicas. Acredita-se que existam 230 mil tipos de fungos, porém, apenas 100 tipos causem infecções fúngicas. Os fungos se alimentam da queratina que existe nas unhas, cabelos e pele.

Da classificação dos tipos de micoses apontada acima, as mais comuns são as cutâneas. São elas: tinea cruris (micose da região das virilhas), tinea barbae (micose na barba), tinea capitis (micose no couro cabeludo), tinea corporis (afeta a pele glabra, sem grande quantidade de pelos), tinea manum/pedis (micose das mãos e dos pés), tinea unguium (micose das unhas, ou onicomicose).

O que causa a micose?

A proliferação desacerbada de fungos causam a micose. Essa proliferação, pode ser causada por baixa imunidade, doença autoimune, suor excessivo, má circulação sanguínea, estar na menopausa, uso prolongado de antibióticos e umidade excessiva nos pés.

Como evitar a micose?

A micose é uma doença contagiosa, por isso, cuidados com a higiene pessoal é fundamental. Evite usar banheiros e chuveiros públicos descalço; Não use toalhas que já foram usadas; Evite calçados fechados por longos períodos; Use roupas íntimas de algodão; Use sempre o seu material nas idas à manicure.

Como eu sei que tenho micose?

A micose muda a textura da pele, altera a cor, descama e geralmente o local fica irritado. Tendo algum desses sinais, é importante se consultar com um médico dermatologista para ele diagnosticar seu caso. Pediatras e clínicos gerais também conseguem constatar a doença e indicar tratamento.

As micoses mais comuns são as: micoses de pele, micose na virilha, micose das unhas e a micose no rosto.

Tratamento para micose

Não existe um tratamento específico para todos os pacientes, cada caso é um caso, e somente o profissional médico conseguirá indicar o melhor tratamento. No geral os médicos receitam antifúngicos, que combatem uma variedade de fungos.

O tempo de tratamento é de suma importância para que haja o efeito desejado no combate da infecção fuginica. Siga as orientações do seu médico e em hipótese alguma se automedique, visto que muitos remédios antifúngicos são tóxicos ao fígado.

pele com micose, loção de tratamento

Quais são os principais medicamentos que combatem a micose?

Nunca se automedique, é a nossa recomendação primária!

Antes de mostrar lhe mostrar os medicamentos mais usados, vale ressaltar que SOMENTE O MÉDICO poderá prescrever um remédio adequado para a sua situação clinica. Vários remédios quem combatem a micose são tóxicos para o fígado e precisam ser monitorados e dosados com cautela.

Segue a lista de remédios mais usados: Candicort, Fluconazol, Ciclopirox Olamina (creme ou solução), Nitrato de Isoconazol (creme), Nitrato de Miconazol (creme ou emulsão), Prednisolona, Predsim, Prednisona, Cetoconazol, Clotrimazol, Betametasona, Fungirox, Canesten, Dexametasona, Decadron, Clotren, Itraconazol, Icaden, Itraspor

Remédios caseiros para micose não possuem eficácia comprovada, evite-os! Na dúvida, consulte seu médico.

Adblock detectado

Por favor, desative o adblock! Quando você bloqueia a propaganda, você está impedindo que o serviço continue gratuito. Agradecemos a sua compreensão =)