Função Quadrática

Na matemática, o conceito de função quadrática pode ser apresentado como toda função polinomial do 2º grau, expressa por uma lei do tipo: f(x) = ax2 + bx + c. Nesse cenário, a, b e c são números reais e a ≠ 0. Na prática, a função quadrática também é conhecida como função polinomial de 2º grau.

Essa área de estudo matemático é de extrema importância para os alunos do ensino médio, pois o conteúdo é bastante cobrado em provas do Enem e dos maiores vestibulares de universidades públicas do Brasil.

A função quadrática também é chamada de polinômio quadrático. Essa função pode apresentar uma ou mais de uma variável. Veja um exemplo de função quadrática: f(x) = 3×2 – 4x + 1, onde a = 3, b = – 4 e c = 1.

A função polinomial também pode ser expressa em um gráfico, levando em conta a curva da parábola. Para construir tal gráfico, é preciso atribuir valores a x. Em seguida, é necessário calcular o valor correspondente de y e fazer a ligação dos pontos obtidos.

Em um exemplo prático da função quadrática, temos que: sendo A e B conjuntos não vazios, a relação F de A → B (A em B) é chamada de aplicação de A – domínio, conjunto de partida – em B – contradomínio. Nesse tipo de função, para todo x ∈ A existe um só y ∈ B.

Exemplo Função Quadrática

Essa matéria pode gerar algumas dúvidas nos estudantes em um primeiro momento, mas torna-se bastante simples a partir da hora em que o aluno compreende a estrutura e o objetivo da função quadrática.

O conteúdo apresentado neste artigo é básico e tem como objetivo mostrar o conceito da função quadrática. Por isso, em caso de dúvidas, fale com o seu professor de matemática e solicite ajuda para resolver questões envolvendo função polinomial do 2º grau.

Assista à aula sobre Função Quadrática: