Esclerênquima

Esclerênquima é tecido de sustentação dos vegetais, caracterizado por células de paredes primária e secundária espessadas. Ele é constituído por esclereídes e fibras.

Esse tecido também é composto por células mortas. De modo que a parede destas células permanece no vegetal, constituindo tecidos.

Fazem parte do esclerênquima células associadas ao xilema (fibras) e os esclereídes, dispersos entre os tecidos parenquimáticos.

As funções do Esclerênquima são: sustentação, resistência e elasticidade dos vegetais.