As subdivisões de tempo do nosso planeta Terra são chamadas de Eras Geológicas. O tempo geológico é medido em escalas muito grandes, em milhões e bilhões de anos. Em 4,5 bilhões de anos de existência, o planeta Terra é dividido em 5 eras. São elas:

  • Arqueozoica
  • Proterozoica
  • Paleozoica
  • Mesozoica
  • Cenozoica

Vamos conhecer cada uma delas a seguir.


Era Arqueozoica

Esta era pertence ao período do Éon pré-cambriano e nos leva para uma viagem de 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás. Durante esta era, nosso planeta recebia muito contato com meteoritos. Além disso, era tomado por uma quantidade imensa de vulcões, todos eles considerados ativos. Só para se ter uma ideia, a temperatura nesta era podia ser 3 vezes mais quente do que nos dias de hoje. Todo este microclima serviu para o aparecimento dos organismos unicelulares primários, responsáveis pelo início da vida em nosso planeta.

Veja: Acontecimentos da Era Azóica

Vulcão antigo em atividade

Lava, atividade vulcanica


Era Proterozoica

Esta era também pertence ao período do Éon pré-cambriano e nos remete para olhar ao nosso planeta entre 2,5 bilhões e 540 milhões de anos atrás. Naquele microclima, que parecia totalmente inóspito, a camada de ozônio começou a se desenvolver e teve um papel fundamental: proteger a Terra dos raios UV emitidos com muita intensidade pelo sol. Neste processo, a litosfera passou a concentrar uma grande quantidade de oxigênio. Todos estes fatores permitiram o surgimento de seres multicelulares, significando uma evolução considerável. Dois continentes começaram a ganhar forma nesta era: Gondwana e Lawrásia.

Veja: Deriva Continental - Pangeia


Era Paleozoica

Esta era ocorreu de 540 milhões a 250 milhões de anos atrás. Esta era é marcada pelo surgimento dos primeiros animais marinhos, vertebrados, considerados peixes primitivos. Com o passar de milhares de anos, algumas espécies de peixes começaram a se adaptar fora da água, aparecendo então os anfíbios primitivos. A Pangeia é formada então pelos dois continentes da era anterior. Outro aparecimento importante desta época é o surgimento de trilobitas, um tipo de animal. Os primeiros répteis, antes dos dinossauros, começam a aparecer no planeta Terra.


Era Mesozoica

Esta era ocorreu entre 250 milhões e 65,5 milhões de anos atrás. É marcada pelo aparecimento dos dinossauros, seres fortes e imponentes, que durante o seu período de existência conseguiram exercer o domínio no planeta Terra. Por mais contraditório que pareça, os dinossauros foram extintos no final desta mesma era. Além dos dinossauros, esta era é marcada pelo surgimento das primeiras plantas com flores, aves que começam a sobrevoar o nosso planeta e os primeiros mamíferos que começam a se espalhar pela Pangeia, um continente único que, lentamente, começou a se fragmentar.

Tiranossauro

Dinossauros vivendo na Terra


Era Cenozoica

Era que começa em 65,5 milhões de anos atrás e que segue até o presente momento. Mamíferos de distintas espécies tomam conta da superfície terrestre. Os continentes ficam separados, conforme a disposição atual. Também é possível notar um grande número de montanhas. Nesta era aparecem os hominídeos no continente africano, a começar pelos australopithecus. A espécie humana se desenvolve nesta era, especificamente há cerca de 1,6 milhões de anos atrás.


Veja também:

Era Pré-Cambriana

Evolução das Espécies

Planeta Terra

Origem do Planeta Terra

O início da vida na Terra

Leia também! Assuntos relevantes