ENEM e Vestibular

Como pedir isenção ou redução na taxa do vestibular?

Os principais vestibulares do Brasil garantem o direito de estudantes de baixa renda a terem isenção ou redução da taxa de inscrição. Para terem acesso ao benefício, os estudantes precisam ficar atentos aos editais dos vestibulares, que são lançados nos sites das instituições todos os anos. Nestes informativos, os alunos ficam por dentro dos prazos e das regras específicas de cada instituição para a concessão de isenção ou redução da taxa do vestibular.

No caso do vestibular da USP é possível solicitar a isenção total ou redução em 50% do valor da taxa de inscrição, que é de R$ 145. Para terem direito ao benefício, os interessados devem se cadastrar no campo “Usuários” do site da Fuvest.

O critério para o benefício da gratuidade é pertencer a uma família cuja renda não ultrapasse R$1.086,00 por pessoa. Já para o desconto de 50% do valor da taxa, o estudante deve ter renda per capita do domicílio entre R$ 1.086,01 e R$ 2.027,00.

As dúvidas sobre os pedidos de isenção ou redução da taxa para o vestibular da USP podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia), os estudantes também podem solicitar isenção total ou redução de 50% na taxa de inscrição. Anualmente, são oferecidas cerca de seis mil isenções para estudantes de baixa renda.

Para realizar os pedidos, os alunos devem preencher o formulário disponível no site da Fatec e guardar o número do protocolo. Todas as informações sobre os procedimentos estão listadas no site da instituição.

Para ter direito ao benefício, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas da rede pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é preciso ter uma renda familiar bruta mensal máxima de R$ 1.017,00 por pessoa.

Como é possível notar, cada universidade tem seus próprios critérios para conceder isenção ou redução da taxa do vestibular. A melhor estratégia para os estudantes que desejam contar com este benefício é ficar de olho nos sites das instituições de ensino.