Bélgica

A Bélgica, chamada oficialmente de Reino da Bélgica, é uma nação localizada na Europa Ocidental. Com excelente índice de desenvolvimento e qualidade de vida, a Bélgica é um país que se destaca no cenário mundial.

Membro da União Europeia, a Bélgica serve como país-sede do grupo econômico e de outras organizações mundiais, como, por exemplo, a OTAN. O país tem uma área territorial de aproximadamente 30.528 km². A população está estimada em 10,7 milhões de pessoas.

Dados sobre a Bélgica

A Bélgica está na fronteira da chamada Europa Germânica e da Europa Latina. O país tem pessoas falantes do holandês, do francês e do alemão.

As duas principais regiões da Bélgica são os Flandres, ao norte do país, e Valónia, ao sul. A região de Bruxelas tem população oficialmente bilíngue.

O país tem três regiões de grande relevância: a planície costeira, a noroeste; o planalto central e a região das Ardenas, a sudeste.

O clima do país é temperado e chuvoso. No verão, as temperaturas médias chegam a 25°C e no inverno a 7°C.

Informações importantes:

• Localização da Bélgica: Continente Europeu
  • Área aproximada da Bélgica: 30.528 km².
  • Capital da Bélgica: Bruxelas
  • Moeda Oficial: Euro
  • População Estimada: 10,7 milhões de habitantes

A história da Bélgica

A Bélgica tem uma história marcada por conflitos políticos e culturais, resultado direto das diferentes culturas e idiomas encontrados no país.

Bélgica, Holanda e Luxemburgo formam os Países Baixos. Na época de 1830, o território da Bélgica ficou conhecido como o campo de batalha da Europa, por conta dos diversos conflitos e guerras travadas na região.

O território da Bélgica tem as áreas de dunas de areia e de terra, tem um interior com relevo pouco acidentado e uma região de planalto densamente florestado e com perfil rochoso.

Os principais rios da Bélgica são o Escalda e o Mosa. As cidades mais importantes do país são: Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Bruxelas, Liège e Namur.

A Bélgica foi a primeira nação europeia a fazer parte da Revolução Industrial, no século XIX.

Informações sobre a Bélgica

Segundo dados de 2004, 97% da população belga vivem em áreas urbanas. O país tem uma das maiores densidades populacionais da Europa, com cerca de 342 habitantes por quilômetro quadrado. A cidade de Bruxelas tem mais de 1.018.804 habitantes, sendo uma das mais populosas.

A economia belga é baseada na indústria, nas exportações e na agricultura. O país tem muita força na produção de alimentos, máquinas, exploração e comércio de diamantes, petróleo e derivados e têxteis. A Bélgica exporta muitos carros, ferro, aço, diamantes lapidados, produtos de petróleo, entre outros.