A União Europeia

A União Europeia (UE) é o principal grupo econômico da Europa e concentra algumas das nações mais ricas e poderosas do planeta. Trata-se de uma união econômica e política, composta por Estados-membros independentes, que têm moeda unificada e que estão no continente Europeu.

Esse bloco surgiu a partir da criação e desenvolvimento de outros grupos importantes, como a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e a Comunidade Econômica Europeia (CEE). As bases que deram origem à União Europeia começaram a ser construídas em 1957.

Com o Tratado de Maastricht, assinado em 1993, foi criada a União Europeia com esta nomenclatura atual. Já em 2008, ocorreu a revisão mais recente dos princípios constitucionais da União Europeia. A capital da UE é Bruxelas.


Fatos importantes sobre a União Europeia (UE)

Bandeira União Europeia

O bloco econômico da União Europeia criou uma cooperação econômica e política entre seus países-membros na Europa. Durante muitos anos, o grupo manteve uma forte integração, tanto no campo político quanto nas áreas econômicas e sociais.

Contudo, essa característica foi abalada em 2016, quando o Reino Unido declarou sua saída do grupo. A decisão foi tomada a partir de um plebiscito, onde 51% dos eleitores optaram pelo "Brexit" (Britain Exit – ou Saída da Bretanha). Essa decisão, apesar de oficial, ainda não foi colocada em prática. A carta de saída já foi entregue ao Conselho Europeu, mas as negociações finais devem durar, pelo menos, mais um ou dois anos. Essa é a primeira vez na história que um país pede para deixar a União Europeia.


Características da União Europeia

As principais características da União Europeia são: moeda comum (Euro), livre circulação de cidadãos e Parlamento Europeu com a presença de deputados de todos os países-membros.

Atualmente, o bloco é formado por: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

União Europeia, Países

A criação da União Europeia deu origem a uma proposta de integração e cooperação econômica entre os países, reduzindo taxas e preços em importações estratégicas. A moeda única do bloco, o Euro, é uma das mais fortes e valiosas do mundo, competindo diretamente com o Dólar Americano.

O Euro entrou em circulação em 2002. Dinamarca e Inglaterra foram as únicas nações que optaram por permanecer com moedas nacionais próprias. O último país a entrar para a União Europeia foi a Croácia, em 30 de junho de 2013.

Leia também! Assuntos relevantes