Fatos Gerais

10 Curiosidades da Turquia

Confira dez curiosidades sobre a Turquia! Conheça sobre sua comida, idioma, pontos turísticos e mais informações interessantes sobre a Turquia.

1. O idioma da Turquia

Apesar do fato de que o árabe é uma língua com a qual a Turquia é muito familiar, durante o período do Império Bizantino, o grego foi utilizado e, após a queda de Constantinopla em 1453, o idioma utilizado foi turco medieval. Esta língua foi o resultado de uma fusão de diferentes línguas nativas da península de Anatólia e, a partir do ano de 1920, Mustafa Kemal Atatürk empreendeu uma reforma para simplificá-la e adaptá-la aos caracteres ocidentais, resultando em turco moderno, que é o idioma falado hoje.

2. Alfândega da Turquia: hospitalidade na forma de chá

Um dos mais importantes costumes turcos que você deveria saber é a hospitalidade em relação ao viajante. Isto é demonstrado com um copo de chá de menta em muitas de suas lojas. Desta forma, os comerciantes convidam o cliente a se sentir confortável ao mostrar-lhe a mercadoria que possuem e garantem, de certa forma, que o cliente corresponda à hospitalidade ao fazer pelo menos alguma compra.

3. Comida turca por excelência

Kebab, comida turca

A comida turca mais internacional é o Kebab, de fato, a variante turca é chamada de Kebab Shish e consiste em um espeto de carne ou peixe que geralmente é acompanhado de vegetais grelhados. Este é o prato mais consumido na Turquia.

4. Comida turca para a sobremesa: baklava

baklava, sobremesa turca

No entanto, o Kebab Shish não é o único alimento típico que pode ser encontrado na Turquia. Um dos seus mais famosos e tradicionais doces é o baklava. Estes são bolos doces que podem ser feitos de muitas maneiras, mas que, em todos os casos, têm massa de filo, nozes, avelãs ou pistaquios, e algum tipo de adoçante, xarope ou mel.

5. O Grande Bazar de Istambul

Grande Bazar de Istambul

O Grande Bazar de Istambul é um dos mais famosos bazares que podemos encontrar em toda a cultura muçulmana. Está localizado na parte da “cidade velha” de Istambul, que corresponde à parte europeia. A primeira versão foi construída no ano de 1464 e, depois de um terremoto que destruiu uma parte considerável, foi reconstruído em 1864, dando-lhe a sua forma atual. Possui mais de 58 ruas e mais de 4.000 lojas, onde você pode encontrar de especiarias a lembrancinhas típicas da cultura turca.

6. A capital da Turquia

Uma das curiosidades da Turquia é que, embora Istambul seja a maior cidade e o motor econômico do país, não é sua capital. A capital turca é a cidade de Ancara, localizada no centro geográfico do país. Até a Primeira Guerra Mundial, a capital do Império Otomano estava localizada em Istambul. No entanto, a partir da fundação da República da Turquia em 13 de outubro de 1923, a capital foi movida para Ancara, uma vez que tinha uma posição geográfica menos vulnerável do que a antiga capital otomana.

7. O Estreito do Bósforo

O Estreito do Bósforo é um braço de água que separa o Mar Negro do Mar de Mármara, que se conecta com o Mar Egeu e, este, com o Mar Mediterrâneo. Cada um dos lados do estreito do Bósforo pertence a um continente diferente, sendo o leste o lado asiático e o lado ocidental do lado europeu . A cidade de Istambul está localizada em ambos os lados do estreito, o que torna a única cidade do mundo a estar localizada em dois continentes diferentes, ao mesmo tempo.

8. A antiga cidade de Tróia

Outra das curiosidades mais interessantes da Turquia é que a cidade de Troy, da qual ouvimos falar nos mitos, estava localizado em seu território, em particular entre o Estreito dos Dardanelos e o Mar Egeu. Devemos essa descoberta ao arqueólogo alemão Heinrich Schliemann, que no século 19 conseguiu descobrir as ruínas da antiga cidade que estrelou o famoso poema de Homero.

Veja: Guerra de Tróia

9. Uma cisterna de água monumental

A cisterna da basílica, igreja de Santa Sofia

A cisterna da basílica é uma grande cisterna de águas subterrâneas localizada a poucos metros da igreja de Santa Sofia. Foi construída pelo imperador Constantino I o Grande, e depois ampliada pelo imperador Justiniano . Seu objetivo era fornecer água aos edifícios mais importantes da cidade em que um cerco bloqueava o acesso a água potável que atingiu a cidade pelo Aqueduto de Valente. Nos anos 80 do século XX, foi limpa e adaptada aos turistas, o que a torna, hoje, um monumento para os visitantes de Istambul visitarem.

10. Atatürk: pai da cultura turca moderna

Mustafa Kemal Atatürk

Embora a Turquia tenha uma história que remonta antes dos romanos, a Turquia moderna tem uma tradição que vem de tempos muito mais contemporâneos. Isto é principalmente devido a Mustafa Kemal Atatürk, mais conhecido como Atatürk. Este nome, literalmente, significa “pai dos turcos”, e refere-se a um oficial do exército turco que foi o primeiro presidente da República da Turquia, fundado em 1923. Atatürk foi o principal arquiteto da Turquia contemporânea moderna, que permitiu deixar para trás o passado otomano com o objetivo de se tornar um país oficialmente não denominacional aberto ao Ocidente.

Leia também:

Guerra da Independência Turca