O Mercosul é o bloco econômico iniciado em 26 de março de 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O termo que criou o grupo foi chamado de Tratado de Assunção.

O nome Mercosul significa “Mercado Comum do Sul”, ou seja, o grupo instituiu uma área de livre circulação de mercadorias, bens e serviços entre os países, além de ter determinado a integração dos Estados-Membros. Com o Mercosul, os países que fazem parte do grupo passaram a possuir uma política comercial comum, além de um entendimento conjunto de assuntos relacionados à economia e a algumas legislações específicas.

O Mercosul é um grupo econômico importante no contexto mundial, pois concentra algumas economias fortes da América do Sul, com destaque para o Brasil. Além de reunir os principais países da região, o bloco também conta com nações que não fazem parte do continente, como é o caso de Israel e Egito, que são parceiros estratégicos do Mercosul.

O objetivo do bloco é criar condições políticas, econômicas e sociais para que as populações de todos os países-membros possam ter mais qualidade de vida. Os idiomas falados dentro do Mercosul são o Espanhol, o Português e o Guarani.

Em dezembro de 1994, o grupo assinou o Protocolo de Ouro Preto, considerado um marco institucional do Mercosul. Este documento trata do direito internacional do bloco e garante a ele força para negociar em nome dos países-membros.

O bloco prevê uma cooperação entre as nações participantes em áreas estratégicas, como saúde, direitos humanos, imigração, educação, entre outras. O grupo tem reuniões semestrais para a cúpula presidencial e encontros regionais.

Atualmente, são Estados Associados ao Mercosul os seguintes países: Peru, Chile, Equador, Colômbia, Guiana e Suriname. Já Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai formam os Estados Partes, que apresentam uma integração maior. O Parlamento do Mercosul (PARLASUL) foi criado em 2005 e tem sua sede na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

Em 2010, o bloco passou a ter um Estatuto da Cidadania, que trata dos direitos nacionais de cada membro e determina o espaço de livre circulação dos cidadãos na região.

Entenda melhor a composição do Mercosul


Bandeira Mercosul

O Mercosul é formado por todos os países da América do Sul, mas algumas nações são Estados Partes e outras são Estados Associados. De uma forma geral, o grupo é composto por:

Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e, mais recentemente, a Venezuela (12 de agosto de 2012).

Estados Associados: Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

A Bolívia estava em processo para entrar para o grupo dos países que formam os Estados Partes do Mercosul, mas em 2016, o país foi proibido de exercer seus direitos como membro do bloco por descumprir compromissos assumidos pelo grupo.

Leia também! Assuntos relevantes