10 coisas que você saber sobre a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência que previne a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou mal protegidas. Entenda!

A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência que previne a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou mal protegidas. Mas o que esta pílula consiste? Quando deve ser tomada? Você saberá tudo neste artigo!

1. O que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um medicamento de progesterona de alta dose que funciona de forma diferente dependendo de quando é tomado. Se a relação sexual ocorreu antes da ovulação, a pílula do dia seguinte repelirá a ovulação e evitará qualquer chance de fertilização.

Se a relação sexual ocorreu após ou durante a ovulação, a pílula do dia seguinte impedirá a implantação do óvulo. Ela então terá uma ação abortiva.


2. Qual pílula do dia seguinte deve escolher?

Existem duas pílulas diferentes. Se você ainda não tiver ovulado, pode usar o Levonorgestrel, este medicamento é eficaz apenas se for tomado dentro de 72 horas após a relação sexual. Para maior eficiência, tome dentro de 24 horas. (Consulte seu ginecologista!)

A segunda pílula é Acetato de Ulipristal, que será eficaz após ou durante a ovulação. Esta pílula pode ser tomada até cinco dias após a relação sexual.


3. Para quem é indicado a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é recomendada para mulheres que fizeram sexo desprotegido ou em casos em que a camisinha rompeu durante o ato sexual.

Esta pílula, como todas as pílulas, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Apenas o preservativo é eficaz nesta função.


4. Tem hora certa para tomar a pílula?

Quanto mais cedo for tomada, mais eficaz será a pílula. Esta pílula é chamada de "contracepção de emergência", o que significa que não pode ser usada como um método anticoncepcional padrão.


5. Como tomar?

A pílula do dia seguinte vem na forma de um (ou dois) comprimido(s). É, portanto, tomada por via oral. Veja a bula.

cartela com as pílulas do dia seguinte


6. Onde encontrar?

É na farmácia que você pode encontrar a pílula no dia seguinte. Você também encontrará em hospitais públicos ou privados. Não lhe será pedido qualquer prescrição para a compra da pílula. Em caso de dúvida, peça conselhos ao farmacêutico.


7. Quanto custa estas pílulas?

Os preços da pílula do dia seguinte podem variar entre 6 e 36 reais, dependendo da substância ativa utilizada.


8. Efeitos colaterais indesejáveis ​​devem ser esperados?

Esta pílula não é perigosa, mas pode causar alguns efeitos colaterais. Em particular, você pode sangrar dentro de uma semana após tomar esta contracepção de emergência. Você também pode apresentar vômitos, náuseas, dor de estômago, fadiga, tontura ou dor de cabeça. Se você se sentir muito mal, consulte seu médico.


9. Qual é a taxa de sucesso desta pílula?

Se o Levonorgestrel for tomado no prazo de 12 horas após a relação, será 95% confiável. Dentro de 24 horas ou mais, será 58% confiável. A pílula de Acetato de Ulipristal é a mais eficaz.


10. E o que fazer depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Depois de tomar uma pílula no dia seguinte, você precisará ir ao seu ginecologista para prescrever uma contracepção adaptada ao seu estilo de vida.


Atenção: Esse é um texto informativo... Antes de tomar qualquer medicamento, consulte seu médico ginecologista!


Veja também:

Progesterona

Métodos Anticoncepcionais ou Contraceptivos

Qual a origem dos métodos contraceptivos?

Planejamento familiar e contracepção

Ciclo Menstrual

Ginecologista