Usinas Nucleares

Por

As usinas nucleares são geradoras de energia que utilizam o processo da fissão nuclear. Essas usinas são dotadas de um reator nuclear, responsável pela geração de calor.

As usinas nucleares utilizam material radioativo. Dentro das unidades, a energia é produzida a partir do aquecimento do reator, que pode chegar a 1500°C. Muitos países utilizam as usinas nucleares como fontes principais de geração de energia elétrica. Contudo, essas usinas podem ser perigosas.

A usina nuclear tem sistemas de segurança para casos emergenciais. Existe um sistema dentro das unidades que tem como função neutralizar a fissão nuclear no reator. Além disso, as usinas são construídas com paredes grossas, com cerca de 70cm de espessura, feitas de concreto, ferro e aço. Essa proteção é desenvolvida para evitar possíveis ataques terroristas.

Alguns órgãos internacionais são responsáveis por vistoriar as usinas nucleares e verificar se elas estão funcionando adequadamente. Essa preocupação tem como foco evitar acidentes, falhas de operação e irregularidades, pois sempre existe o risco do reator vazar ou explodir.

Os acidentes em usinas nucleares são perigosos para os seres humanos e para o meio ambiente, pois liberam radioatividade. Um dos principais pontos negativos dessas usinas é a falta de possibilidade de tratamento para o lixo radioativo.

Leia também! Assuntos relevantes