Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

Por

O transtorno bipolar é uma variação de humor. Isso se mostra por hiperatividade física e mental ou depressão, inibição e lentidão extremas. Ansiedade e tristeza fazem parte do quadro. Uma pessoa bipolar varia entre a euforia e a depressão. Normalmente os padrões de momentos “altos” e “baixos” são repetidos. Entre as oscilações o paciente apresenta o quadro de normalidade de humor.

Qualquer pessoa passa por momentos bons e ruins em sua vida. É comum durante o dia variarmos de humor. Durante a manhã, estamos mais tristes ou bem dispostos. À noite, mais felizes ou um pouco desanimados. Na vítima de bipolaridade os sentimentos são potencializados.

Uma pessoa bipolar pode durante a manhã ter surtos incríveis de felicidade e à noite depressão profunda a ponto de querer se matar. Os quadros de variações também duram mais tempo do que um dia.

Um paciente bipolar relatou-me uma vez que em uma “crise de felicidade” sacou cinco mil reais de sua conta e saiu distribuindo as notas para os colegas de trabalho. Também em um dos momentos de euforia, gastou mais de dois mil reais em três horas comprando todos os acessórios do São Paulo Futebol Clube, seu time do coração. Nos momentos de tristeza, ficava como enfermo na cama. Mal se levantava para fazer as necessidades. Pensava em suicídio.

Feito o diagnóstico da doença por um psiquiatra, o tratamento pode é realizado com medicamentos que estabilizam o humor. O remédio mais antigo e comum é o carbonato de lítio. Também são usadas a olanzapina, valproato e quietiapina.

Juliana Miranda - GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes