Geografia

Amazônia

A Amazônia está presente em 9 países e apresenta um bioma muito singular, que ocupa parte do território dos seguintes países:

• Suriname
  • Peru
  • Guiana
  • Guiana Francesa
  • Equador
  • Venezuela
  • Brasil
  • Bolívia
  • Colômbia

No total, são 6,9 milhões de Km² que correspondem ao território da Amazônia. No Brasil, estão 4.196.943 milhões de Km².

O principal bioma brasileiro é a Amazônia, que chama atenção por sua biodiversidade, digna da floresta tropical mais extensa do planeta. O clima equatorial é predominante na Amazônia, com elevada umidade, com índices superiores a 70%. Também chove bastante, com temperaturas que ficam entre 21 e 29°C e índices de chuva que passam dos 3 mil mm por ano.

As várzeas, que são planícies inundadas, são muito comuns no relevo da Amazônia. Também são encontrados escudos cristalinos e planalto amazônico, com altitude que não passa de 200 metros.

A maior bacia hidrográfica do planeta é a amazônica, cujo rio principal é o Rio Amazonas, que tem mais de 7.000 afluentes. Este é o maior rio do mundo!

Localização da Amazônia

Outros rios bastante conhecidos da hidrografia amazônica são o Negro e o Solimões. A fauna da Amazônia é muito rica, com diversas espécies de animais que merecem atenção, entre elas as seguintes:

• Jaguatirica
  • Piranha
  • Anta
  • Peixe-boi
  • Irara
  • Jaguarundi
  • Macaco-aranha
  • Suçuarana
  • Tucano
  • Morcego
  • Ariranha
  • Preguiça
  • Cachorro-vinagre
  • Arara-vermelha
  • Gato-maracajá
  • Entre outras.

onça pintada amazonia

A flora amazônica também é muito especial, com muitas espécies nativas e árvores grandes, entre elas açaí, cedro, castanheira, seringueira, pupunha e mogno.

A Amazônia é muito importante para manter as chuvas reguladas no Brasil e na América do Sul, possui a biodiversidade mais rica do mundo e tem papel especial no clima mundial.

vitoria regia, lírios de agua

Atualmente, o maior problema é o desmatamento, o que pode causar diversos impactos ambientais negativos. Além disso, diversas queimadas, disputas de terras e contrabando de plantas e animais são casos comuns na região. A pesca e a caça ilegal também são crimes comuns na Amazônia.

Estima-se que 20% da Amazônia já tenham sido perdidos ou degradados. Todo o ecossistema fica prejudicado com essa perda. O temor é de que, em menos de 60 anos, a região se torne uma imensa savana.

Diversas ONGs, o Instituto Chico Mendes, fiscais e órgãos de controle trabalham para impedir o avanço do desmatamento da Amazônia.