Amazônia

Por

A Amazônia é uma floresta tropical que tem grande importância para o planeta. Localizada no território da América do Sul, com a maior extensão no Brasil, a Amazônia apresenta uma enorme diversidade de espécies da fauna e da flora.

A floresta está concentrada em nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. No Brasil, o bioma ocupa 49,29% do território do país.

A Amazônia tem 6,9 milhões de quilômetros quadrados, abriga metade das espécies terrestres do planeta e tem um número estimado de 40 mil espécies de plantas e mais de 400 espécies de mamíferos.

A floresta também conta com a bacia amazônica, distribuída por nove estados brasileiros: Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins e Maranhão. Nos rios amazônicos, é possível encontrar cerca de 3 mil espécies de peixes. São 25 mil quilômetros de águas navegáveis, configurando a maior bacia hidrográfica do mundo.

A Amazônia também é importante por abrigar um quinto do volume total de água doce do planeta. Na região da floresta, vivem aproximadamente 24 milhões de pessoas, entre as quais estão mais de 342 mil indígenas de 180 etnias.

A Amazônia é extremamente importante para garantir o equilíbrio climático global. A floresta tem influência direta no regime de chuvas do Brasil e da América Latina.

Diversas organizações não governamentais vêm lutando pela preservação da Amazônia nos últimos anos. Atualmente, a floresta sofre com o desmatamento.

Apenas em novembro de 2014, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) constatou um aumento de 427% no desmatamento da Amazônia Legal.

Leia também! Assuntos relevantes