O que exatamente são os pepinos-do-mar?

Como o nome sugere, eles estão no mar, mas o que exatamente são pepinos-do-mar? Eles são realmente um tipo de planta com homônimos na terra? Nada disso. Os pepinos-do-mar são uma espécie animal e o nome só obedece a sua semelhança com este vegetal.

Família da estrela do mar

Existem aqueles que acreditam que os pepinos do mar são plantas, mas na realidade são animais. Esses organismos marinhos são equinodermes, ou seja, pertencem à mesma família das estrelas e dos ouriços-do-mar. Especificamente, eles são da classe holothuroidea, o que os torna também conhecidos como holothurians. Outros nomes que eles recebem são pepinos, acidentes marítimos ou mar cairns.

pepino-do-mar

Os pepinos do mar habitam os fundos dos ecossistemas marinhos ou bentos. Esta espécie animal pode ser encontrada em oceanos ao redor do mundo, mas o maior número de populações, e as mais diversas, são encontradas na região do Pacífico Asiático, onde é fácil observá-las em solos marinhos. Acredita-se que existam até 1.400 espécies e que elas estejam presentes há 400 milhões de anos.

Eles são chamados de pepinos por causa de sua semelhança óbvia com este vegetal. Seu corpo é alongado, musculoso e, portanto, resulta em uma textura macia ao toque. A parte onde se localiza a abertura da boca é cercada por tentáculos.

Estes animais são considerados uma delícia gastronômica no Oriente e Sudeste da Ásia, em países como a China, Hong Kong, Japão, Coréia, Taiwan, Malásia ou Cingapura e são usados ​​tanto frescos como secos. Em seu estado seco, os pepinos do mar são usados ​​como um restaurador na medicina tradicional chinesa.

Veja também:
Animais aquáticos

Leia também! Assuntos relevantes