Tipos de Comércio

Por

O comércio é uma atividade que está relacionada à distribuição de produtos no mercado interno e externo. Existem diversos tipos de comércio que movimentam a economia e empregam muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Os principais tipos de comércio são o varejista e o atacadista, que vendem respectivamente para o consumidor final e para revendedores. O comércio também pode ser independente, integrado, tradicional, especializado, comércio de hipermercados, comércio exterior, e-commerce, entre outros tipos. Confira:

Comércio Independente – É realizado por comerciantes que são donos de seus próprios estabelecimentos e não possuem ligação jurídica com intermediários.

Comércio Integrado – É o comércio realizado com vínculos jurídicos com intermediários, formando um círculo de distribuição de produtos. Entre os exemplos de comércio integrado temos: C&A, ZARA e Riachuelo.

Franchising – É o comércio que tem um contrato com uma empresa que atua como franqueadora. Quem compra uma franquia de uma loja, tem o direito de trabalhar a marca e oferecer produtos e serviços com uma plano de negócio que segue um padrão.

E-commerce – Esta modalidade de comércio é nova e muito promissora. Trata-se do comércio online, realizado em lojas virtuais segmentadas.

Comércio Exterior – É o comércio realizado entre empresas multinacionais e entre governos de diferentes países.

Leia também! Assuntos relevantes