Teoria Marxista

Por

A Teoria Marxista trata da luta de classes. Essa teoria foi formulada por Karl Marx, com a colaboração ideológica e financeira de Friedrich Engels, e propaga o pensamento socialista, incentivando o fim do capitalismo e das classes sociais.

Segundo a teoria marxista da luta de classes, para transformar o mundo é necessário vincular o pensamento à prática revolucionária. Essa teoria se apresenta em quatro níveis: o filosófico, o econômico, o político e o sociológico.

O objetivo dessa teoria é promover uma transformação permanente. A ideologia de Marx alcançou várias partes do mundo, como a antiga União Soviética, a França e a Itália.

Para Marx, a existência de classes sociais não seria para sempre e estava ligada ao desenvolvimento da produção e das relações de trabalho baseadas na propriedade privada dos meios de produção. Marx mostrou o caminho para a eliminação dessas classes sociais.

O marxismo considerava a classe operária como a mais revolucionária e injustiçada. A teoria marxista pedia o fim das amarras impostas pela burguesia e pelo capitalismo e exigia igualdade para as massas trabalhadoras.

Marx acreditava que a luta de classe do proletariado levaria à liquidação da dominação política da burguesia e ao estabelecimento da ditadura do proletariado. A teoria pode ser encontrada na obra Manifesto Comunista, de 1848.

Leia também! Assuntos relevantes