O Enredo de Marx e Engels

O Enredo de Marx e Engels

Por

Os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels são responsáveis pelo enredo “O Manifesto Comunista”, que teve sua base teórica iniciada em 1848 com o objetivo de renovar o socialismo.

Essa teoria comunista buscava uma reflexão sobre as relações humanas e as instituições. Esse pensamento resultou no marxismo, ou socialismo científico.

Os pensadores partiram do materialismo histórico para compreender as relações entre os homens, os bens de produção e o capitalismo. Para Marx e Engels, as condições socioeconômicas determinavam a cultura, o regime político, a moral e os costumes da sociedade.

Na obra “O Manifesto” os pensadores mostram que o capital se concentra em poucas mãos e que o capitalismo torna a sociedade desigual e injusta.

Karl Marx e Friedrich Engels levaram a mensagem do “Manifesto Comunista” ao mundo e se consagraram como grandes pensadores. O enredo de Marx e Engels foi publicado inicialmente em alemão, com uma tiragem de mil exemplares, mas depois se tornou popular entre o proletariado europeu e mundial, se consagrando como a grande obra do socialismo.

A teoria do marxismo deu início à Liga Comunista. O pensamento causou uma revolução e fomentou a luta de classes.

Apesar de forte e arrebatador, o enredo do “Manifesto Comunista” não levou à esperada revolução. Os países industrializados continuaram a promover o desenvolvimento da indústria e do capitalismo, e apenas a Rússia colocou em prática o socialismo.

Leia também! Assuntos relevantes