História

A Ascensão do Fascismo e do Nazismo

O Fascismo e o Nazismo foram regimes ditatoriais, marcados pelo poder centralizado e pela violência na Europa. Estes dois regimes políticos aconteceram na Itália e na Alemanha, respectivamente, e foram impulsionados pelo período do entre-guerras (1919-1939), tempo de crise na sociedade liberal e no capitalismo.

O conturbado momento histórico deu origem a um nacionalismo agressivo, bem como a novas propostas de governos, que nasciam com leis violentas e perfis ditatoriais. A Alemanha e a Itália ignoraram o liberalismo e passaram a dar espaço aos nacionais. Na Itália, Benito Mussolini chegou ao poder, e na Alemanha, Adolf Hitler. Os dois governos contavam com organizações paramilitares, uso da violência e racismo e intolerância.

As organizações fascistas e nazistas cresceram rapidamente e dominaram a Europa. Os motivos de tal ascensão eram evidentes:

– O Fascismo cresceu por se apresentar como uma alternativa para solucionar a crise econômica vivida pela Itália depois da Primeira Guerra Mundial. Benito Mussolini criou a organização “fasci di combattimento” e, em seguida, o Partido Nacional Fascista, que prometia restabelecer a ordem no país.

– O Nazismo também surgiu como uma resposta à Primeira Guerra Mundial. A Alemanha vivia uma crise econômica, que garantiu a rápida ascensão de Hitler ao poder.O regime totalitário pregava o extermínio de raças e grupos sociais considerados impuros, entre eles os judeus, negros e homossexuais. Esse governo levou ao Holocausto, um período negro da história mundial, marcado pela morte de milhares de pessoas na Europa.

A ignorância e o desespero da população diante da crise econômica foram os fatores primordiais para a ascensão de Mussolini e Hitler. De certa forma, os cidadãos da Itália e da Alemanha acreditavam que os regimes totalitários seriam a resposta para a resolução dos problemas sociais e econômicos enfrentados na época.