Resumo - Memórias de um Sargento de Milícias

O livro Memórias de um Sargento de Milícias foi a única obra escrita por Manuel Antônio de Almeida, exatamente no ano de 1852. Este clássico da literatura é bastante cobrado em vestibulares e, por isso, os estudantes devem ler a obra durante o Ensino Médio.

Este livro foi escrito no período do movimento literário do romantismo. A obra fala sobre a realidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.

Confira o resumo de Memórias de um Sargento de Milícias

O livro Memórias de um Sargento de Milícias foi, inicialmente, escrito como um folhetim para publicação semanal. Por isso, a obra tem capítulos curtos e que apresentam diversas histórias ao leitor, muitas delas independentes, ou seja, que não têm relação entre si.

Capa Livro Memórias de um Sargento de Milícias

A obra fala sobre Leonardo, filho de um casal que se conheceu em uma travessia de barco entre Portugal e Brasil. Leonardo é apresentado como uma criança difícil. Ele acaba abandonado pela mãe e pelo pai, sendo criado por um padrinho, um dono de barbearia que tinha uma boa reserva de dinheiro.

O pai de Leonardo, chamado Leonardo Pataca, tem um desastroso caso de amor com a Cigana, mas o romance acaba rapidamente. Ele, então, resolve recorrer à feitiçaria para tê-la de volta, mas acaba preso durante uma cerimônia, já que este tipo de prática era proibido no período. O pai de Leonardo não fica muito tempo na prisão.

O padrinho de Leonardo, responsável por cuidar do menino, era um homem estudado, que havia viajado para a África como médico, e acabou ficando com um baú de dinheiro que pertencia a um capitão. Depois desse episódio, ele passa a viver como um suposto homem de bem e a criar Leonardo. O sonho do barbeiro era que Leonardo se tornasse padre. Mas a personalidade do menino já deixa evidente que isso não vai acontecer.

Leonardo causa diversos transtornos pela cidade e acaba repreendido por um padre nada usual. O religioso tem um caso com a antiga namorada do pai do menino, a Cigana. Por isso, Leonardo decide armar uma cena para desmascará-lo.

Leonardo Pataca, pai do menino, fica revoltado ao saber que a Cigana o trocou pelo padre. Como vingança, ele contrata um homem para criar uma confusão em uma festa. Durante essa ocasião, o padre acaba preso em flagrante, somente de cueca. Depois desse episódio, Leonardo Pataca retoma seu romance com Cigana.

Com a passagem do tempo, o menino Leonardo cresce, até chegar à idade dos romances. Ele se apaixona por Luisinha. Contudo, surge um rival para atrapalhar o amor do jovem. José Manuel, um homem mais velho, também se interessa por Luisinha, mas apenas por interesse, por conta de uma herança que ela iria receber.

O padrinho de Leonardo tenta espantar o interesseiro, enquanto o jovem continua em sua tentativa de conquista da jovem. Luisinha também gosta de Leonardo, mas eles não ficam juntos.

No meio dessa história, o padrinho de Leonardo morre, e ele se muda para a casa de seu verdadeiro pai, Leonardo Pataca, que, nessa fase, já tem uma nova mulher e outro filho.

A convivência de Leonardo com sua madrasta não é boa. Em seguida, ele se muda com um grupo de amigos para a Rua da Vala. Lá, ele conhece Vidinha, com quem começa a namorar.

Gravura de Leonardo e Vidinha.

O romance entre Leonardo e Vidinha causa inveja, e intrigas fazem com que o jovem seja preso, mas ele consegue fugir. Ao conseguir um emprego, Leonardo acaba se envolvendo com a esposa do patrão. Com isso, ele vai preso novamente.

Forçado pela polícia, Leonardo passa a servir o exército e começa a atuar no batalhão de granadeiros, que combate os malandros do Rio de Janeiro. Mesmo no exército, Leonardo continua se envolvendo em problemas. Por causa disso, ele é preso mais uma vez. Sua sorte é que o major responsável por sua prisão acaba seduzido por três mulheres que pedem a ele a liberdade de Leonardo. O jovem, então, é perdoado e promovido a sargento do exército.

Neste momento da história, Luisinha já está casada com José Manuel, mas é infeliz. Seu marido, no entanto, acaba morrendo.

Depois do enterro de José Manuel, começam os preparativos para o casamento de Luisinha e Leonardo.

Leia também! Assuntos relevantes