Recursos argumentativos

Recursos argumentativos

Por

A argumentação é fundamental para o desenvolvimento de uma boa redação no vestibular ou no Enem, pois é ela que determina a clareza e a coerência da comunicação. Dominar os recursos argumentativos da língua portuguesa é essencial para alcançar boas notas nas redações dos vestibulares.

Os recursos argumentativos servem exatamente para ajudar o aluno a construir bons argumentos, ou seja, expor suas ideias utilizando pontos, informações, dados e argumentos para defender e organizar pensamentos ao longo da redação. Os argumentos pertinentes defendem a tese do estudante e garantem credibilidade para aquilo que está escrito.

Argumentar, nesse sentido, significa definir boas propostas de intervenção, que sejam capazes de solucionar o tema da redação. Saber argumentar exige vasto repertório cultural, de informações e conhecimento. Só com muita leitura, o estudante é capaz de desenvolver essa habilidade argumentativa a partir de enunciados.

O Enem é uma prova que cobra muito essa capacidade dos estudantes. Para se sair bem no exame, o estudante precisa saber selecionar informações, interpretar com coerência, relacionar o tema e concluir o discurso com dados e pensamentos bem articulados. O bom argumento não pode apresentar contradições ou aleatoriedade.

Principais Recursos Argumentativos

Argumento de Autoridade – É construído com base em uma afirmação de saber notório, de conhecimento público. É uma forma de garantir a credibilidade da autoridade citada no texto.

Argumento de Consenso – Não precisa de provas, pois seu conteúdo é aceito como verdade dentro de um grupo ou espaço sociocultural.

Argumento de Provas Concretas – É comprovado por meio da experiência e da observação de dados que confirmem a validade. É o argumento empregado nos textos jornalísticos.

Argumentação Lógica – Construído com base no raciocínio lógico.

Argumentação de Competência Linguística - Domínio da língua padrão.

Leia também! Assuntos relevantes