Química Ambiental

Química Ambiental

Por

A química ambiental é uma área que pesquisa e estuda todos os processos químicos que ocorrem na natureza, ou seja, no meio ambiente em geral, seja no espaço natural ou no espaço modificado pela ação humana. A química ambiental analisa todas as alterações que acontecem na natureza, principalmente aquelas que podem ser prejudiciais à saúde humana e maléficas aos ecossistemas.

Na prática, a química ambiental nasceu a partir da Química Clássica. Hoje, ela é compreendida como uma ciência interdisciplinar, que também engloba conceitos de Ecologia, Biologia, Engenharia e Geografia. Essa área da química é responsável por estudar as mudanças e transformações do meio ambiente no que diz respeito aos processos químicos responsáveis por essas alterações.

Nesse estudo estratégico são analisadas reações, fontes e efeitos dos processos químicos em elementos como a água, o solo, o ar e os ecossistemas específicos. Por meio da química ambiental é possível compreender os mecanismos que agem sobre as espécies e sobre o meio ambiente, e os impactos provocados pelo homem.

Na química ambiental, os pesquisadores avaliam todos os tipos de processos químicos que acontecem na natureza, observando atentamente os ecossistemas, a atmosfera, os mares, etc. A química ambiental foi criada oficialmente em 1994, para contemplar estudos da área diante da crescente preocupação com as causas ambientais.

Leia também! Assuntos relevantes