Por que o dólar aumenta e cai no Brasil?

Por que o dólar aumenta e cai no Brasil?

Por

O dólar americano influencia muitas transações comerciais no Brasil. O preço do dólar é determinado por um jogo de oferta e procura. Ou seja, quanto mais aumenta a quantidade de dólar ofertado pelo mercado, mais o preço da moeda tende a cair. E quando a procura por dólar é muito grande, o preço aumenta.

Os fatores que fizeram o dólar baixar no Brasil nos últimos anos foram o sucesso na quitação da dívida internacional brasileira e a entrada de recursos captados no exterior. A queda da moeda americana em relação ao real deve-se ainda à expectativa do ingresso de dólares no país.

O preço do dólar no Brasil oscila muito porque a oferta e a demanda também mudam a todo o momento.

No passado, a instabilidade da moeda americana era maior, principalmente antes do surgimento do Plano Real. Na história da economia brasileira, todas as piores crises do país foram determinadas pela falta de dólares.

Hoje, pode-se dizer que o dólar está baixo e estável o que beneficia as pessoas que viajam para o exterior. Isso significa que o Real está valorizado perante o dólar.

O lado negativo da queda do dólar, é que isso faz com que o Brasil fique menos competitivo no mercado internacional porque isso dificulta que nossas empresas coloquem os seus produtos no exterior.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes