O que é um Átomo?

O que é um Átomo?

Por

O átomo é uma partícula fundamental da matéria. Esse termo foi criado pelo filósofo grego Demócrito, que acreditava que toda a matéria era constituída de partes menores e indivisíveis.

O avanço dos estudos sobre o átomo aconteceu com o cientista inglês John Dalton, que retomou as ideias de Demócrito em 1808. Com experimentos, Dalton concluiu que toda matéria é formada por partículas, que existe um número finito de átomos na natureza e que a combinação entre átomos iguais ou diferentes origina os materiais.

Mais tarde, descobriu-se que o átomo é divisível e que possui cargas positivas, negativas e neutras: prótons, elétrons e nêutrons. Atualmente, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas, que contam com prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons.

Os átomos são importantes para a ciência, pois permitiram avanços nos estudos e no entendimento sobre os elementos químicos. Além disso, eles possibilitaram os conhecimentos sobre a radioatividade.

No átomo, o número de prótons e nêutrons é invariável. Os prótons são fundamentais para caracterizar um elemento químico.

Leia também! Assuntos relevantes