Matéria

Matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço.

O que é massa?
A massa de uma substância ou objeto é uma medida direta da quantidade de matéria da substância ou objeto. Por exemplo: Uma garrafa cheia de chumbo tem uma massa maior do que a mesma garrafa cheia de algodão. Isso significa que a garrafa cheia de chumbo tem mais matéria do que a garrafa cheia de algodão.

No laboratório a massa de um objeto é, geralmente, determinada pela comparação da massa do objeto com outro objeto de massa desconhecida. Em laboratórios se utilizam balanças para determinação da massa da substância ou objeto. A comparação da massa em balanças é comumente chamada de pesagem (o que não é propriamente correto).

Veja, o peso é determinado pela massa do objeto. Pense, na Lua, por exemplo, a massa do astronauta continua a mesma massa que ele possui na Terra, porém o seu peso na Lua será bem menor que seu peso na Terra. Isso porque, a gravidade da Lua é muito menor do que a gravidade da Terra. Observe também, que se você estiver no pólo sul ou no pólo norte, o seu peso será maior do que seu peso se você estiver na linha do equador. Isso acontece porque a força da gravidade na linha do equador é menor que nos pólos, pois nos pólos você estará mais próximo ao centro da Terra do que na linha do equador – a Terra é achatada! Porém, a sua massa, ou a quantidade de matéria do seu corpo, continuará sempre a mesma!

Leia também! Assuntos relevantes