Mundos

Por

Há alguns anos, era comum ouvirmos que o mundo estava dividido, ou seja, regionalizado. Esta classificação englobava o que entendemos como primeiro, segundo e terceiro mundo.

As regionalizações foram criadas para permitir uma análise mais realista das condições de cada país, principalmente no aspecto social e econômico. Essa classificação em primeiro, segundo ou terceiro mundo apontava o nível de desenvolvimento de cada nação. Os critérios de classificação surgiram durante a Guerra Fria.


Entenda os conceitos:

Primeiro Mundo – Grupo de países desenvolvidos, que possuem perfil semelhante em termos econômicos e sociais. São nações com economia forte, elevado nível de desenvolvimento tecnológico, alta industrialização, qualidade de vida, salários elevados, educação qualificada e acessível a todos os cidadãos, baixo nível de analfabetismo e longa expectativa de vida para a população. Os principais países de Primeiro Mundo são Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Austrália, entre outros. São as chamadas nações desenvolvidas.

Segundo Mundo – Antigo grupo formado pelas ex-nações socialistas, que constituíam a União Soviética. Hoje, essa denominação é utilizada para designar as economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Índia, entre outras nações consideradas em desenvolvimento.

Terceiro Mundo – Grupo de países com economia subdesenvolvida. A maior parte destas nações encontra-se na África. São países com significativas dificuldades sociais, população em situação de vulnerabilidade e grandes desafios econômicos.


Teoria dos Mundos

A teoria dos mundos e seus conceitos e classificações foram muito empregados entre os anos de 1945 e 1990. Atualmente, existem novas denominações, como, por exemplo, o de nações emergentes.

Essa separação de “três mundos” já não é muito utilizada nos dias de hoje. Ainda assim, estes conceitos continuam sendo referências para a compreensão da importância econômica dos países.


Sociedades de consumo

Dentro do entendimento sobre a teoria dos mundos existe um conceito importante: o da Sociedade de Consumo. Este termo é usado para indicar países com expressivo desenvolvimento industrial e com posicionamento capitalista.

A sociedade de consumo é baseada na produção, na compra e no descarte de bens de consumo. Esta condição está relacionada à economia de mercado, que é determinada pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos e serviços.


Conceito de Desenvolvimento Econômico

O desenvolvimento econômico é um conceito que estabelece o nível de crescimento e desenvolvimento dos países. Uma nação economicamente desenvolvida é caracterizada por elevada capacidade produtiva, alto produto interno bruto e variações econômicas positivas.

Leia também! Assuntos relevantes