Muamar Khadafi

Por

A face de um líder marca e determina a história de toda uma nação. No caso de uma ditadura, as consequências são quase sempre semelhantes: mortes, corrupção e crimes contra a humanidade.

Esses fatos foram acompanhados pelo mundo em 2011, quando começaram os conflitos sangrentos na Líbia pelo fim do governo do líder Muamar Khadafi. Mas quem será este homem?

Muamar Khadafi veio de uma tribo beduína da região de Tripolitania, na Líbia. Em 1969 ele encabeçou um golpe de Estado com uma ideologia nacionalista no país, e em 1977 fundou um regime totalitário apoiado nas forças armadas, que transformou o governo líbio num dos mais odiados pelo imperialismo.

Em 1986, os Estados Unidos bombardearam as duas principais cidades da Líbia, Trípoli e Bengasi. Em resposta, Khadafi promoveu uma série de atentados terroristas.

Khadafi permaneceu no poder por quarenta e dois anos. Mas foi apenas em 2011, que o líder líbio sofreu um ataque revolucionário por parte da oposição.

A partir daí, o governo de Khadafi ficou na mira da imprensa internacional. A ONU acusou o ditador líbio de genocida e fez um apelo por sua renúncia.

Os protestos violentos que aconteceram no país em 2011 deixaram pelo menos 233 mortos. E em razão dos crimes contra a humanidade cometidos pelas tropas do governo contra os rebeldes e civis líbios, em 16 de maio de 2011, o Tribunal Penal Internacional sediado em Haia, solicitou mandado internacional de captura e prisão de Muamar Khadafi. Depois da queda do governo do ditador, ele está foragido e está sendo procurado pela Interpol (polícia internacional).


Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes